in ,

Vendas online cresceram 8% no Natal

Foto Shutterstock

As vendas através da Internet aumentaram 8% durante o Natal, em todo o mundo, para os 723 mil milhões de dólares, de acordo com o estudo “Holiday Shopping Report 2019” da Salesforce.

O estudo revela que as marcas incentivaram os consumidores a fazerem as compras de Natal com antecedência. As atividades de marketing geraram interesse na semana antes da Cyber Week, conseguindo mais 13% de tráfego online e mais 9% de encomendas face ao mesmo período de 2018.

De acordo com a Salesforce, a inteligência artificial está a facilitar cada vez mais a tomada de decisão de compra. As pesquisas e recomendações de produtos impulsionadas por inteligência artificial geraram ganhos adicionais para os retalhistas nesta época natalícia, já que 10% das encomendas e 5% das receitas online foram provenientes destas recomendações.

A Cyber Week de 2019 bateu recordes, com 15% mais de receitas em todo o mundo, num total de 143 mil milhões de dólares. A Black Friday continuou a ser o dia principal para as compras online a nível mundial.

As elevadas vendas no início da época natalícia levaram a uma redução das mesmas na reta final. Em valor, as vendas caíram 27% na semana prévia ao Natal face ao mesmo período do ano anterior, com os consumidores a comprarem os presentes com muita antecedência ou a optar por ir às lojas físicas para evitar problemas com os prazos de entrega. O estudo assinala que os retalhistas com a opção de “click & collect” capitalizaram no final da temporada, obtendo importantes ganhos com as compras de última hora. Os retalhistas que oferecem esta possibilidade nas suas lojas online tiveram mais 56% de compradores ativos (aqueles que pesquisam, adicionam um produto ao carrinho e completam a transação) nos últimos cinco dias da época de vendas de Natal.

Publicidade

Máscaras descartáveis

Vendas da Jerónimo Martins crescem 7,5% em 2019

Auchan lança plano de reestruturação em França