in

Vendas mundiais de PCs baixam 3% no 1.º trimestre

Foto Shutterstock

O mercado mundial de computadores encolheu 3% no primeiro trimestre, indicam os dados da IDC.

Não obstante, os 58,5 milhões de unidades vendidas ficaram acima do antecipado pela consultora, que justifica com um maior recurso aos processadores AMD, dada a escassez de chips Intel.

Os desktops registaram um melhor comportamento, ajudados pelo maior dinamismo do segmento comercial. Segundo a IDC, os principais fornecedores, como a HP, a Lenovo e a Dell, aumentaram o seu volume de vendas destes produtos e ganharam quota de mercado.

Apesar de uma descida de 0,8%, a HP conseguiu recuperar a liderança de mercado, com 13,6 milhões de PCs vendidos durante o primeiro trimestre. O Japão foi um mercado particularmente forte para a HP, que ali cresceu a dois dígitos, em parte devido ao fim do suporte ao Windows 7.

A Lenovo caiu para a segunda posição, após dois trimestres na liderança. A empresa chinesa manteve uma trajetória de crescimento constante em 2018 e, durante o último trimestre, mercados maduros como a América do Norte e o Japão serviram como baluartes.

Na terceira posição, a Dell registou o maior crescimento no primeiro trimestre, ao passo que a Apple experimentou uma ligeira descida, com 4,1 milhões de unidades vendidas.

Publicidade

Publicidade

Resultados da Tesco em alta

Lucros da PepsiCo crescem 5,2%