Os últimos três anos foram difíceis para a indústria de PCs. Com a inflação a pressionar o poder de compra dos consumidores e menos pessoas a gastar dinheiro em novas tecnologias, as vendas de PCs caíram mais de 20 bilhões de dólares, uma das quedas mais acentuadas da história do mercado. No entanto, após anos de turbulência, a indústria finalmente está no caminho da recuperação.
De acordo com dados apresentados pela Stocklytics.com, as vendas globais de PCs devem crescer 2,9% e atingir mais de 225 bilhões de dólares em 2025, marcando o primeiro crescimento desde 2021.
Vendas de portáteis impulsionarão a recuperação do mercado
O mercado de PCs passou por mudanças dramáticas nos últimos anos. Uma enorme demanda durante a pandemia, impulsionada pelo trabalho remoto e pelo ensino a distância, foi seguida pela incerteza económica e pelos cortes de empregos generalizados em 2022, o que resultou numa queda de 10 bilhões de dólares na receita. As vendas estagnaram em 2023 e sofreram uma nova queda em 2024.
No entanto, de acordo com uma pesquisa da Statista Market Insights, a tendência muda em 2025. Com as cadeias de abastecimento a estabilizar e os preços a tornarem-se mais acessíveis, consumidores e empresas estão prontos para investir nas últimas tecnologias.
Processadores otimizados para IA e gráficos de ponta também estão a impulsionar os gastos com PCs. Como resultado, as vendas globais de PCs devem crescer 2,9% pela primeira vez em quatro anos, atingindo mais de 225 bilhões de dólares em 2025, embora ainda 4,5 bilhões de dólares abaixo do pico de 2021.
Espera-se que o segmento de portáteis seja o principal responsável por essa recuperação, com as vendas projetadas para aumentar 3,6%, atingindo 132,1 bilhões de dólares, representando 58% da receita do mercado.
As vendas de tablets devem aumentar 2,6%, atingindo 55,1 bilhões de dólares, representando um quarto das vendas totais. As estatísticas mostram que o segmento de PCs de mesa verá o menor aumento, com a receita a subir apenas 0,9%, para 38,3 bilhões de dólares.
Quatro anos de crescimento constante pela frente
A recuperação de 2025 marca o início de uma tendência promissora, com o segmento de PCs a ver quatro anos de crescimento constante. De acordo com a Statista, as vendas globais de PCs devem continuar a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 3%, resultando num volume de mercado de 247,1 bilhões de dólares até 2028.
Estatísticas mostram que consumidores e empresas em todo o mundo gastarão cerca de 147 bilhões de dólares em portáteis nesse ano, ou 11% a mais do que em 2025. As vendas de tablets também devem subir, com um aumento de 8,5%, atingindo quase 60 bilhões de dólares. Em contraste, os PCs de mesa experimentarão um crescimento mais modesto, com a receita a aumentar apenas 3%, para 39 bilhões de dólares nos próximos quatro anos.