Oiça este artigo aqui:
De 27 de fevereiro a 26 de março, as vendas de bens de grande consumo no mercado português apresentaram um crescimento em valor de 9,8%, sobre um período homólogo que teve um crescimento menos significativo (4,9%), revelam os dados da NIQ (NielsenIQ).
A grande nota vai, contudo, para o desempenho das marcas de distribuição, que cresceram nessa quadrissemana 22,3%, o que compara com o aumento de 1,4% das marcas de fabricante.
MDD crescem a dois dígitos em todas as categorias
As marcas de distribuição cresceram a duplo dígito em todas as categorias. Na alimentação, categoria que aumentou 12,4%, as MDD cresceram 23,3%, enquanto as marcas de fabricantes evoluíram 3%.
Por sua vez, a categoria de bebidas apresentou um aumento de 6,6%, com as marcas de distribuição a crescerem 18,2% e as de fabricante 3,4%.
Já na higiene do lar, categoria que apresentou um aumento de 1,9%, as marcas da distribuição cresceram 24,2%, ao passo que as de fabricante sofreram uma queda de 10,4%.
Situação semelhante de contração das marcas de fabricante ocorreu na higiene pessoal, onde estas decresceram 1,8%, enquanto as marcas da distribuição aumentaram 15,6%. Globalmente, esta categoria apresentou um registo positivo de 3,9%.