Oiça este artigo aqui:
Embora a Apple, a Microsoft e a Google estejam no topo da tabela global das marcas mais valiosas, a Amazon bate os três gigantes da tecnologia no que diz respeito ao crescimento do valor da marca.
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, o valor da marca da Amazon disparou quase 800% na última década, 200% mais do que o crescimento do valor da marca da Apple e 400% mais do que o da Google.
Valor de marca cresce 798% em 10 anos
A extensa gama de produtos da Amazon, a abordagem centrada no cliente e a rede de entregas tornaram-na a plataforma de referência para compras online nos Estados Unidos e em todo o mundo, com o gigante do comércio eletrónico a ultrapassar significativamente a maioria dos outros concorrentes. Atualmente, a plataforma da Amazon conta com mais de 310 milhões de utilizadores ativos.
Desde 2014, as receitas da Amazon aumentaram quase 630%, atingindo 514 mil milhões de dólares em 2023. No entanto, o valor da sua marca registou um crescimento ainda maior neste período. Um dos principais fatores de crescimento da marca Amazon é a diversificação contínua dos fluxos de receitas. Além de vender milhões de produtos através da sua plataforma online, a Amazon foi além do retalho, lançando a plataforma de cloud Amazon Web Services (AWS), vendendo espaço publicitário e alargando as suas funcionalidades de subscrição Prime.
De acordo com os dados da Kantar e da Marketing Charts, o valor da marca global da Amazon atingiu 577 mil milhões de dólares em 2024, mostrando um crescimento maciço de 798% na última década. Este valor colocou o gigante do comércio eletrónico em quarto lugar entre as principais marcas mundiais, a seguir à Apple, Microsoft e Google.
Embora os três gigantes da tecnologia tenham valores de marca muito mais elevados, as estatísticas mostram que a Amazon os supera a todos no crescimento do valor da marca. Em comparação, o valor da marca da Apple aumentou 591% na última década, 200% menos do que o da Amazon, e atingiu mais de mil milhões de dólares este ano. A Google também registou um crescimento muito menor em 10 anos, com o valor da sua marca a aumentar 374% para 753 mil milhões de dólares em 2024.
O gigante tecnológico Microsoft é o único que se aproxima da Amazon, com um crescimento de 690% no valor da marca numa década. Em 2024, o valor da marca Microsoft atingiu 712,9 mil milhões de dólares, contra cerca de 90 mil milhões de dólares há dez anos.
E-commerce mais valioso
O valor da marca da Amazon é um indicador claro de sua liderança sobre outros participantes no cenário do comércio eletrónico. Com um valor de marca de 577 mil milhões de dólares, a Amazon vale, agora, três vezes mais do que os cinco maiores gigantes do comércio eletrónico juntos.
O valor da marca Alibaba atingiu 135 mil milhões de dólares este ano, ou seja, quatro vezes menos do que o da Amazon. As estatísticas mostram que a JD.com ocupa o terceiro lugar, com uma avaliação de 25,5 mil milhões de dólares em 2024, ou seja, 22 vezes menos do que o gigante americano do comércio eletrónico.
Seguem-se a Pinduoduo, o eBay e a Rakuten, com 20,3 mil milhões de dólares, 12,7 mil milhões de dólares e 4,3 mil milhões de dólares, respetivamente.