in

Usar inteligência artificial no seu negócio: um guia prático

Inteligência artificial negócio

Oiça este artigo aqui:

Grande Consumo Branded Content

A inteligência artificial veio para ficar e é cada vez mais usada de forma regular por todos nós que queremos ter um melhor e mais produtivo negócio. Há cada vez mais ideias de negócio baseadas ou apoiadas na inteligência artificial, mas nem sempre as pessoas sabem usar os prompts e ter o mindset necessário para fazer acontecer.

Hoje vamos mostrar-lhe, neste guia prático, o que pode fazer para melhorar o seu negócio, quer seja um negócio com foco digital ou físico, para poder usar a IA da forma certa, para apoiar a sua forma de pensar e estruturar melhor o negócio, poupando tempo e dinheiro.

 

Use os prompts certos

Ferramentas como ChatGPT, ou outras, são ferramentas que dependem do fator “pedir bem”. Se não sabe pedir o que quer, o ChatGPT nunca irá entregar o que pretende. Por exemplo, se tem um Excel com dados estatísticos e envia para o ChatGPT e diz apenas “confirma se está certo”, sem mais contexto, a ferramenta, legitimamente, pode pensar “certo comparado com o quê”? Mas se disser algo construtivo como “tenho X resultados que anexo, e pretendo no cenário Y saber se a minha análise corresponde à realidade, enviando ainda alguma dica adicional que me tenha escapado”, certamente que terá uma resposta diferente. A resposta vai ser mais composta, mais estruturada e, no fundo, mais útil.

Esta pequena diferença muda os utilizadores do ChatGPT e outras ferramentas similares do grupo dos “iniciados” para os “avançados”.

 

Ajuda na escrita de e-mail

Saber pensar e saber escrever o que pensamos pode parecer a mesma coisa, mas nem sempre é. A nossa escrita pode não ser tão poderosa e articulada como o nosso pensamento, e podemos, principalmente para clientes, ter aquele cuidado adicional em escrever de forma proativa e sem erros.

Embora seja possível fazer isso manualmente, já não é necessário hoje em dia, porque existem ferramentas de IA para escrever email, que são simples, intuitivas, e mostram que um e-mail pode criar um forte impacto.

O uso destas tecnologias não só cativa o cliente, porque o e-mail está muito mais bem escrito e estruturado, mas também poupa tempo, pois evita andar a corrigir manualmente ou a refazer frases.

 

Criação de imagens

Existem inúmeras ferramentas na internet para criar imagens com inteligência artificial. Por isso, não há desculpa para não fazer uma boa imagem para a sua empresa quando precisa de fazer pequenos trabalhos gráficos. É claro que nem sempre isso substitui um designer que faz coisas maiores ou com mais impacto, mas acreditamos que possa reduzir custos para ter benefícios em criar pequenas imagens com IA de forma fácil e rápida.

 

Redes sociais mais atrativas

Pegando na dica anterior, podemos também criar imagens para redes sociais. Mas existem ferramentas de inteligência artificial que nos criam uma rotina e até uma lista de posts que podemos usar para as redes sociais. Está sem ideias de publicação? Então pergunte algumas ideias à inteligência artificial, falando do seu negócio.

Aqui, quanto mais informações der, como, por exemplo, o tipo de negócio, público-alvo, rede social, etc., melhor o resultado da inteligência artificial vai ser. Depois é só pegar na informação e publicar! Assim, simples e rápido, e feito com muito menos esforço e muitas mais ideias.

Institutos alimentares e agrícolas da União Europeia lançam aliança científica

Henkel

Henkel regista 5.242 milhões de euros em vendas no primeiro trimestre