in

União Europeia consolida-se como o maior exportador mundial de produtos agroalimentares

A União Europeia manteve a sua posição como o maior exportador mundial de produtos agroalimentares, com as exportações a alcançarem os 138 mil milhões de euros, em 2018.

Os produtos agrícolas representam 7% do valor dos bens totais da União Europeia exportados no ano anterior, ocupando o quarto lugar, a seguir à maquinaria, outros produtos manufaturados e produtos químicos.

No seu conjunto, a agricultura e as indústrias e serviços relacionados com a alimentação geram quase 44 milhões de postos de trabalho na União Europeia. Concretamente, a cadeia de produção e processamento de alimentos representa 7,5% do emprego e 3,7% do valor agregado total na União Europeia. “A Política Agrícola Comum, cada vez mais orientada para o mercado, teve um contributo decisivo no sucesso da União Europeia no comércio agrícola. A reputação da União Europeia em ter produtos seguros, produzidos de forma sustentável, nutritivos e de qualidade é uma fórmula ganhadora no mercado global”, assinala Phil Hogan, comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Os cinco principais destinos dos produtos agroalimentares da União Europeia continuam a ser os Estados Unidos, China, Suíça, Japão e Rússia, que representam 40% das exportações.

Os vinhos e o vermute continuam a dominar as exportações, seguindo-se os licores, a alimentação infantil, as várias preparações alimentares, o chocolate, as massas e a pastelaria.

Amazon quer introduzir pagamentos biométricos na Whole Foods

Jack Ma abandona a presidência do Alibaba