in ,

Um terço dos portugueses já subscreve serviços de streaming

Foto Manuel Esteban/Shutterstock

Há cada vez mais portugueses a subscrever e utilizar plataformas de streaming para consumir conteúdos televisivos. Segundo os dados mais recentes do estudo BStream, da Marktest, referentes ao último quadrimestre de 2021, são já 32,3% os portugueses que assumem subscrever pelo menos um serviço deste tipo, o que corresponde a mais de 2,7 milhões de indivíduos.

Os dados da Marktest permitem antecipar que a tendência deverá manter-se no futuro imediato, já que 9.4% dos inquiridos no estudo assumem a intenção de subscrever uma plataforma de streaming nos próximos 3 meses

O estudo BStream – que avalia a notoriedade e consumo de serviços SVoD a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações –, revela ainda que se considerarmos o universo de portugueses que acede a estas plataformas, mesmo sem serem os subscritores dos respetivos serviços, o total de utilizadores em Portugal aumentou para 44,9% em dezembro.

No que respeita ao universo de utilizadores deste tipo de serviços, o total sobe para 78.9% nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos. Mas esta faixa etária corresponde a ‘apenas’ 21.5% do total de subscritores. Sem surpresa, a faixa etária com menos utilização deste tipo de serviços é a dos maiores de 65 anos, com 6.5 %. No plano oposto, 70.6% dos indivíduos que utilizam serviços de streaming têm menos de 45 anos.

Na segmentação por classes sociais, a classe A-B é a que apresenta maiores taxas de utilização, com 70.4%.Este predomínio entre as classes mais altas tem também reflexo evidente na tipologia de lares que subscrevem serviços de streaming: 30,8% dos lares de Portugal continental subscrevem pelo menos uma plataforma, representando os lares das classes A-B 53.2% deste universo.

A confirmar a crescente penetração destes serviços no mercado português, o BStream indica também que são já mais de 80% os indivíduos com 15 ou mais anos residentes em Portugal continental que conhecem ou já ouviram falar de pelo menos uma das plataformas analisadas.

 

Serviços mais populares

Os dados do último quadrimestre de 2021 revelam que a Netflix é o serviço de streaming com maior implantação no nosso país: esta plataforma acumula a liderança nos critérios de subscrição, utilização e notoriedade entre os utilizadores portugueses.

Foi por isso sem surpresa que a Netflix se cotou em dezembro como o serviço de streaming que apresentou o maior crescimento no número de subscrições em Portugal, subindo 6.1 pontos percentuais face à vaga anterior, de setembro.

Entre as restantes plataformas analisadas, destaque também para os crescimentos verificados na Disney+ (mais 1.2 p.p.) e na NOS Play (0.6 p.p.) no último quadrimestre do ano. O Top5 de plataformas mais subscritas é composto pela Netflix, Disney+, HBO, Prime Video e NOS Play.

Teresa Roseta

Teresa Roseta nomeada Head of CMI Iberia da Nestlé

Portugal Fashion

El Corte Inglés associa-se ao Portugal Fashion na promoção de marcas e criadores portugueses