Oiça este artigo aqui:
Os resultados do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal 2023 já foram revelados e as notícias são positivas para a Lavradores de Feitoria. O produtor do Douro viu o seu Três Bagos Grande Escolha 2017 receber uma Grande Tambuladeira de Ouro e ser eleito o Melhor Tinto do concurso.
Nota ainda para o Três Bagos Reserva tinto 2019 e o Vinha do Sobreiro tinto 2016, igualmente dois vinhos da Lavradores de Feitoria, distinguidos, por sua vez, com Tambuladeira de Ouro nesta que é uma competição promovida pela Associação dos Escanções de Portugal e que, este ano, contou com cerca de 200 vinhos, avaliados em prova cega. O concurso foi presidido pelo escanção Tiago Paula, em conjunto com um painel de 30 jurados.
Perfil
O Três Bagos Grande Escolha tinto 2017 é o topo de gama da Lavradores de Feitoria. “A consistência deste tinto, que soma 13 colheitas desde 2000, tem sido bastante evidente e a mostrá-lo está o reconhecimento por parte da crítica, dos escanções e do consumidor”. Um tinto que resulta de um “field blend” em vinhas velhas, com mais de 60 anos de idade e oriundas de diferentes quintas da Lavradores de Feitoria. Vinificado com pisa a pé nos tradicionais lagares de granito, estagia em barricas de carvalho francês, sendo selecionadas as mais equilibradas para a criação do lote. Pronto a beber aquando do lançamento, “reflete o que de melhor se faz no Douro e, também por isso, é um vinho com enorme potencial de guarda”.
É um vinho de cor vermelho vivo, intenso e quase opaco. No nariz, é igualmente intenso e exuberante, com uma riqueza de aromas a fruta escura madura e a especiarias, provenientes do seu estágio em madeira. É um tinto harmonioso, equilibrado e complexo, com uma entrada fresca e volumosa. Na boca, é frutado e elegante, apresentando taninos suaves e uma acidez vincada. Está disponível em garrafas de 750 mililitros (40 euros), mas também em 1,5 litros ou magnum (81euros).