carlsberg
in

Carlsberg avança para pegada de carbono zero e investe em camiões elétricos

A Carlsberg Sverige, a subsidiária sueca da marca de cerveja, está a dar passos em direção à sustentabilidade, investindo em camiões elétricos.

A empresa estabeleceu uma parceria com a empresa de mobilidade de mercadorias Einride, para desenvolver uma solução de transporte sustentável que contribuirá para alcançar uma pegada de carbono zero.

A missão da Carlsberg Sverige é reduzir continuamente a pegada de carbono em todas as áreas do seu negócio, impulsionando ações e resultados locais em linha com a ambição do Grupo Carlsberg de atingir uma pegada de carbono zero.

Agora, a próxima fase está em curso, com a implementação de transporte eletrificado entre a fábrica de cerveja em Falkenberg e os terminais de transbordo em Gotemburgo, Malmö e Helsingborg. Além disso, será electrificado o transporte da empresa de engarrafamento Ball, em Malmö, para Falkenberg e Ramlösa, bem como o transporte de Ramlösa para Falkenberg e algumas entregas diretas de Falkenberg para clientes grossistas em Halmstad.

Peter Hammarstedt, CEO da Carlsberg Sverige, comenta que “iniciámos a nossa colaboração com a Einride no outono de 2022, quando eletrificámos o transporte pesado no armazém de Halland. Na primavera de 2023, expandimos a colaboração adicionando outro camião elétrico que faz viagens diárias entre Falkenberg e Ramlösa. Agora, estamos a dar o próximo passo, fazendo um grande investimento numa solução de transporte sustentável para as partes sul e oeste da Suécia, o que contribuirá significativamente para reduzir a nossa pegada de carbono e acelerar o nosso progresso em direção a uma cadeia de valor líquido zero“.

 

Frota elétrica

Um total de oito equipas, constituídas por camiões elétricos com reboques (51 espaços para paletes por equipa), percorrerão as rotas. A Einride instalará infraestruturas de carregamento em locais estratégicos, incluindo a fábrica de cerveja em Falkenberg e a fábrica de água em Ramlösa, permitindo que os camiões carreguem enquanto carregam e descarregam. Os primeiros camiões elétricos chegarão às estradas no outono de 2024.

A frota de camiões elétricos será operada, planeada, otimizada e monitorizada pela plataforma de mobilidade Einride Saga. Espera-se que a parceria alargada eletrifique aproximadamente 7,6 milhões de quilómetros de transporte em cinco anos, o que representa uma poupança de quase 12.300 toneladas de CO2 em comparação com os camiões diesel. Isto equivale a retirar da estrada, durante um ano, 428 veículos diesel que percorrem 200 quilómetros por dia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

Eurofred Urban II Daitsu

Eurofred apresenta o sistema multitarefa Urban II da Daitsu

Lavradores de Feitoria Três Bagos Grande Escolha tinto 2017

Três Bagos Grande Escolha 2017 eleito o Melhor Tinto do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal