in

Terra Nostra completa dois anos a “fazer o bem, bem feito”

A Terra Nostra, marca da Bel, empresa especialista no mercado de lacticínios e detentora de outras marcas como A Vaca que Ri, Limiano e Mini Babybel, assinala o segundo ano do Programa Leite de Vacas Felizes. Paula Amaral, Marketing Manager da Terra Nostra, faz um balanço deste projeto que já resultou em dois produtos lançados no mercado: Leite de Pastagem, produzido por vacas que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano, e a recém-lançada Manteiga Terra Nostra 365 dias de Pastagem.

Durante o ano de 2015, a Terra Nostra, da Fromageries Bel Portugal, apresentou o Programa Leite de Vacas Felizes, uma iniciativa em cooperação com os seus produtores de leite açorianos. Este programa assenta em cinco pilares – a pastagem, o bem-estar animal, a qualidade e segurança alimentar e a eficiência – e tem como objetivo conseguir o melhor leite, mas também tornar a produção de leite sustentável a nível ambiental, económico e social, criando valor em toda a cadeia de produção. De acordo com Paula Amaral, Marketing Manager da Terra Nostra, “foi claro para os nossos produtores que esta iniciativa seria diferenciadora. Existe um sentimento que os Açores são uma terra única e só aqui seria possível implementar este método de produção leiteira – a pastagem, aliada aos mais altos critérios de qualidade e sustentabilidade. Até ao momento, já temos 40 explorações certificadas e a nossa expectativa de adesão dos produtores é bastante alta num futuro próximo.”

Hoje, acredita que é mais fácil explicar as mais-valias de um projeto com vacas que vivem ao ar livre e em comunidade, com uma alimentação à base de erva fresca o ano inteiro, a outros produtores que queiram aderir ao mesmo. “Sem dúvida que, passados dois anos, são mais evidentes as vantagens, pois conseguem ver o seu negócio numa perspetiva de futuro. Os benefícios sociais que oferecemos, como uma remuneração superior no pagamento do litro de leite e a extensão de benefícios atualmente destinados aos nossos colaboradores, como por exemplo acesso a medicina geral sem custos, parcerias/protocolos com diversas instituições, bolsas escolares, entre outros, são também uma mais-valia mais imediata”.

Vendas
Em maio de 2016, a Bel Portugal anunciou o lançamento do Leite de Pastagem Terra Nostra, que contou com um investimento de cerca de cinco milhões de euros na construção de uma nova linha de embalamento. “Este leite é um caso de sucesso dentro da Bel e de que nos orgulhamos muito”, diz a gestora. Uma inovação que representa 18% do valor total das vendas da marca Terra Nostra. “Quando consideramos que uma inovação tem sucesso, ela representa entre 6% a 8% do volume de vendas. Neste caso, chegámos aos 12 milhões de litros, no fecho de dezembro de 2016, estimando chegar aos 20 milhões no decorrer de 2017, só com este produto”.

A marca açoriana vai continuar a aposta neste produto, prometendo “um plano ambicioso” para o ano de 2017. O lançamento deste novo segmento de mercado marcou o maior investimento de sempre em comunicação da marca Terra Nostra: mais de quatro mil Gross Rating Points (GRP) em televisão, mais de dois milhões de “views” a 100% no digital e o anúncio mais popular do Youtube em julho de 2016. “Desta forma, para manter os elevados níveis de recordação da campanha e colocar o leite no ‘top of mind’ dos consumidores quando planeiam as suas compras, é preciso continuar a investir em comunicação e, obviamente, no ‘trade’”, diz Paula Amaral. “Atingimos, em 2016, dados muito interessantes em termos de quota de mercado: 6,8% em valor no total hipers+supers, top 5 das marcas de leite UHT e, no subsegmento Magro, somos já a terceira marca do mercado com 12% de quota em valor”.

Para 2017, a Terra Nostra que ultrapassar os 20 milhões de litros de leite vendidos, sendo que no ano anterior atingiu os 11 milhões de litros de leite em sete meses. “O nosso plano é contar com 20% de leite certificado da totalidade dos nossos 430 produtores açorianos”, acrescenta.

Diversificação
Dentro da gama de lacticínios (queijo, leite e manteiga), a Terra Nostra apresentou em novembro uma nova manteiga, resultado deste programa. Para a gestora da marca, o lançamento da Manteiga Terra Nostra 365 Dias de Pastagem “é revelador de uma estratégia baseada na diferenciação, algo que o mercado procura e que o consumidor considera relevante. A nova manteiga Terra Nostra de vacas que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias é, por isso, uma manteiga sem igual, cheia de sabor naturalmente, já que é feita a partir de natas de leite de vacas felizes batidas apenas com sal, nada mais. É ainda um produto fonte de natural de vitamina A”.

A nova manteiga apresenta-se completamente alinhada com a mensagem “Fazer o Bem, bem feito”, na qual acredita a marca natural dos Açores. Esta é mais uma alavanca que pretende atrair os consumidores preocupados em encontrar produtos mais naturais e empresas de maior transparência. “Tal como o Leite de Pastagem Terra Nostra, a manteiga veio posicionar a categoria a outro nível, pois o consumidor sabe que este produto foi produzido com elevados critérios de qualidade e sustentabilidade. Trata-se de um produto acessível, mas ao mesmo tempo natural e saudável. Asseguramos a pureza do leite, as boas práticas da produção, salvaguardando os pastos dos Açores e criando valor, com respeito pelo ambiente, recursos naturais e contribuindo para a economia do arquipélago”, garante Paula Amaral.

Este artigo foi publicado na edição 43 da Grande Consumo.

Red Bull lança Summer Edition de laranja

Principais formatos de retalho da Sonae premiados como Marca de Confiança 2017