in

Tendências alimentares e sustentabilidade em debate na 5.ª Conferência Portugal Saudável

“Alimentação Saudável: Para Nós, Para o Planeta” é o tema da 5.ª Conferência Portugal Saudável, promovida pela Missão Continente, que regressa dia 13 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

O evento é de entrada gratuita e junta oradores nacionais e internacionais para debater se  serão os comportamentos alimentares a chave para a sustentabilidade do planeta.

 

Estudo

O estudo “Mudanças Climáticas e Terra” do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado pela ONU em agosto de 2019, alerta que o facto do sistema alimentar estar a contribuir para o aumento das emissões de CO2, para a perda de ecossistemas e redução da biodiversidade. O relatório adverte que o aquecimento global só poderá ser travado com a implementação de políticas que promovam a opção por determinados regimes alimentares, numa alusão a dietas com consumos equilibrados entre proteínas animais e opções vegetais e com o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis.

 

Relatório

Já o relatório desenvolvido pela Comissão EAT-Lancet confirma o papel crítico que os hábitos alimentares têm na sustentabilidade ambiental e avança com o conceito da “dieta de saúde planetária”. Uma dieta que, se adotada por todos, permitiria alimentar 10 mil milhões de pessoas dentro de limites planetários seguros para a produção de alimentos, até 2050, ajudaria a evitar a degradação ambiental severa e evitaria aproximadamente 11 milhões de mortes prematuras por ano.

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a estratégia para a Neutralidade Carbónica em Portugal e o Acordo de Paris, a Missão Continente organiza a conferência que integra a agenda da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

ASUS cimenta posição de liderança no mercado tecnológico em Portugal

frescos

40% dos europeus opta pelas frutas e legumes de origem comunitária