in ,

Sonae MC assina Código de Conduta da União Europeia

A Sonae MC assinou o Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, através do qual se compromete a aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis para todos os consumidores.

Este acordo é um marco importante para a concretização da “Estratégia do Prado ao Prato” (Farm to Fork Strategy) da União Europeia.

O Código de Conduta tem como objetivo concertar e potenciar o papel coletivo dos vários operadores ao longo da cadeia de valor na transição para um sistema alimentar europeu mais sustentável, avaliando simultaneamente o alcance dos compromissos de cada empresa. A Sonae MC não só aderiu ao mesmo, comprometendo-se a promover dietas saudáveis, equilibradas e sustentáveis e contribuir para um sistema alimentar facilitador de melhores escolhas nutricionais, como, de forma mais específica, complementou com um conjunto de compromissos individuais que integram a estratégia da empresa.

 

Iniciativas

Entre estas iniciativas encontram-se, por exemplo, a redução em 12% do teor de sal em snacks salgados, bem como a diminuição em 10% dos açúcares adicionados nos leites achocolatados ou nos cereais infantis de pequeno-almoço, até 2022, e ainda o compromisso de manter todos os produtos de marca própria livres de gorduras hidrogenadas, entre outras.

O Continente já tem vindo a apresentar algumas iniciativas que estão em linha com estes compromissos, como é exemplo a reformulação da composição de alguns produtos, ajudando a reduzir o consumo excessivo de açúcares, sal e gorduras em Portugal.  Nos últimos dois anos, concluiu planos de otimização nutricional em mais de 200 produtos, que se traduzem em reduções anuais de 650 toneladas de açúcar, 85 toneladas de sal e 385 toneladas de gorduras saturadas em iogurtes, cereais, bolachas, snacks, refrigerantes e sopas de take-away.

Até 2022, está prevista também uma redução adicional de sal nas sopas Continente de cerca de quatro toneladas.

Enquanto líderes no retalho alimentar nacional, com mais de 1.300 pontos de venda em território ibérico, mais de 35 mil colaboradores que trabalham diariamente para servir mais de quatro milhões de famílias, a alimentação dos consumidores sempre foi uma preocupação e um compromisso da Sonae MC, pelo que fazemos questão de facilitar o acesso a alimentos mais saudáveis. Não menos importante para nós é a promoção de estilos de vida equilibrados e a integração de um sistema alimentar que respeita o ambiente, pelo que este compromisso é um passo natural e necessário”, afirma Ondina Afonso, diretora de qualidade e investigação da Sonae MC.

JonMoeller_07.22.21_062

Jon R. Moeller é o novo presidente e CEO da P&G

Grant's Triple Wood 12

Grant’s Triple Wood 12 chega a Portugal