Teka
in

Teka Portugal atinge faturação de quase 100 milhões de euros em 2021

O Grupo Teka atingiu recordes de faturação, em 2021. Stefan Hoetzl, CEO do grupo, afirma que “o negócio se desenrola vigorosamente em quase todas as áreas geográficas”.

O desenvolvimento comercial dentro do grupo alemão – na América, Espanha, Portugal, França e Alemanha, entre outros mercados – representou um crescimento consolidado das vendas, no final do terceiro trimestre, de 23% face a 2020 e um aumento em dois dígitos face a 2019. Destaca-se ainda o lucro operacional do grupo, que aumentou, no mesmo período, 62% face a 2020 e 46% em relação a 2019.

A empresa comercializa, hoje, os seus produtos em mais de 150 países, nos cinco continentes, e possui cerca de 10 fábricas na Europa, Ásia e América, 35 hubs de distribuição e seis centros de investigação.

 

Portugal

Também em Portugal, e apesar dos tempos de pandemia, a empresa conseguiu superar-se. À chegada do final de 2021, atingiu os objetivos de inovação e crescimento, prosperando em volume de negócios, num total de 99 milhões de euros, mais de 57 milhões de euros feitos no mercado nacional.

Luís Leitão, diretor de vendas da Teka Portugal, afirma que “foi com resiliência, agilidade, criatividade e muita inovação que conseguimos prosperar num dos momentos mais delicados para a economia global e que assumimos, com muita satisfação, que temos as ferramentas necessárias para continuar em crescimento”.

A Teka registou um crescimento das vendas, no mercado nacional, de 17%, fechando o ano bastante acima do cenário mais otimista traçado. Nestes resultados, destaca-se a quota de mercado ocupada pela Teka, que cresceu 10%, detendo cerca de 25% do mercado de encastre, o que simbolicamente significa que um em cada quatro eletrodomésticos de encastre – fornos, placas e exaustores -, vendido em Portugal é Teka.

Com um número de colaboradores 25% superior, em média, em relação ao ano anterior, a Teka contou com 460 colaboradores, em 2021.

 

Inovação

Em relação à política de inovação da Teka, os anos de 2020 e 2021 representam recordes em termos de relevância e de lançamentos de novos produtos no mercado. Em 2021, lançou a gama Restaurant Quality at Home, que inclui o forno pirolítico Maestro Pizza, capaz de preparar 10 pizzas em 30 minutos, graças à sua grelha exclusiva que atinge os 340ºC ; o forno AirFry, que se distingue pela forma como o ar circula na cavidade e que permite fritar sem gordura de forma rápida, fácil e saudável; e o forno SteakMaster, que prepara qualquer carne e peixe no ponto desejado, graças à sua grelha de ferro fundido e à temperatura que consegue atingir em toda a cavidade (700ºC).

Em lava-loiças, o acabamentos em PVD e o lava-loiças PureClean,que repele a água e evita o crescimento de bactérias, graças ao seu revestimento, foram outros dos lançamentos  da marca.

exportações

Problemas na cadeia de abastecimento e inflação podem continuar até 2023

Escola de Retalho ECI

El Corte Inglés cria Escola de Retalho