in

Tecnologia da Alibaba sustenta a Starbucks mais interativa do mundo

A Starbucks está a abrir a sua maior e mais interativa loja até a data, em Xangai, na China, com a ajuda do gigante da tecnologia chinês Alibaba Group.

A Shanghai Roastery, de dois andares, com 30 mil metros quadrados, será a segunda “roastery” da empresa, depois de Seattle, com um café Reserva de pequeno lote vindo de todo o mundo, incluindo a província chinesa de Yunnan, preparado para venda e consumo no local.

A Shanghai Roastery também será o primeiro dos 27 mil locais da Starbucks em todo o mundo, e o primeiro do género na China, a integrar perfeitamente uma experiência de cliente na loja e online, em tempo real, impulsionada pela aplicação Taobao Mobile da Alibaba e pela tecnologia da realidade aumentada da empresa. “A afinidade que construímos com os nossos parceiros [funcionários] e clientes nos últimos 18 anos na China é especial e sabíamos que devíamos trazer a Reserve Roastery, a nossa loja mais ousada e mais premium de sempre, para Xangai“, afirma Howard Schultz, presidente executivo da Starbucks Coffee Company, em comunicado.

A interatividade começa assim que os clientes atravessam a porta, com a tecnologia baseada na localização da Alibaba, permitindo que o Mobile Taobao reconheça quando um utilizador da aplicação chega. Os clientes vão ver uma página especial que lhes oferece um mapa detalhado de ambos os pisos, menus dos diferentes cafés e chás disponíveis, a capacidade de guardar produtos favoritos da Starbucks na sua conta e outros recursos informativos.

Ao ativar a função AR do Mobile Taobao, os clientes poderão verificar os principais recursos da Roastery e obter detalhes sobre cafetarias, os métodos de fabrico e o processo de torrefação através de visuais e animações divertidas enquanto visitam a loja. Quanto mais se envolvem com a Roastery, mais bónus colecionam, ganhando um filtro de fotos personalizado com motivos da Roastery para partilhar nas redes sociais.

A experiência digital foi projetada pela Starbucks e é sustentada pela tecnologia do Grupo Alibaba. A empresa com sede em Hangzhou usou anteriormente a realidade aumentada para alcançar e aprofundar o envolvimentocom os consumidores, principalmente durante o evento de compras de 11 de novembro. A iniciativa faz parte de um impulso maior da Alibaba centrado no que chama de Novo Retalho, que é uma fusão de comércio online e offline e a digitalização completa deste último, a fim de modernizar completamente os seus serviços.

Veja aqui o vídeo da nova loja da Starbucks:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/w7oOuCAlmC8″ frameborder=”0″ gesture=”media” allow=”encrypted-media” allowfullscreen></iframe>

Publicidade

Publicidade

Jumbo lança campanha de Natal

Ana Maria Lopes é a nova diretora do segmento empresarial da Microsoft Portugal