in

Starbucks vai abrir 300 estabelecimentos em Itália

A cadeia norte-americana de “coffee shops” Starbucks vai estrear-se em Itália com a abertura de duas cafetarias em Milão e em Roma, no próximo verão.

Mas não vai ficar-se por aqui. Logo de seguida irá abrir mais quatro estabelecimentos nessas duas cidades, tendo prevista a abertura de centenas até 2023 “se o mercado responder bem“, afirmou o empresário italiano Antonio Percassi, citado pelo The Telegraph.

Esta não é a primeira vez que uma grande companhia global tenta inserir-se na cultura italiana, sublinha Lee Marshall, especialista  na área das viagens. Um exemplo foi o da McDonald’s, que ali fez a sua estreia em 1986. “Hoje em dia, os Big Macs são parte da experiência alimentar das crianças italianas, a par da pizza e a pasta, mas não substituíram as suas raízes“, comentou ao The Telegraph Travel.

Mas, advertiu, “é bom que façam o café como deve de ser. A primeira vez que servirem a um habitante local um mau ‘espresso’, ou demasiado quente, o cliente nunca mais regressará“.

Somos snobs no que diz respeito ao café“, comentou por seu lado o psicólogo Paolo Vergnani, que bebe 10 espressos por dia. Apesar disso, considera que há espaço para a Starbucks em Itália. “Penso que os jovens italianos vão gostar“, disse à BBC News.

No passado dia 1 de dezembro, recorde-se, Howard Schulz anunciou a sua renúncia ao cargo de presidente executivo da Starbucks, ficando apenas como “chairman”. A substituí-lo estará Kevin Johnson, atual COO, que assumirá a partir de 3 de abril as funções e responsabilidades de presidente e CEO.

Heineken multada em 25 milhões por posição dominante no mercado grego

Steinhoff e Shoprite não chegam a acordo para fusão