in ,

Sonae IM investe em fintech americana de pagamentos

Citcon

A Sonae IM participou na ronda de investimento série C de 30 milhões de dólares da Citcon, liderada pela Norwest Venture Partners e pela Cota Capital, e que contou ainda com a Sierra Ventures.

A Citcon é uma tecnológica com sede na Califórnia que permite a retalhistas aceitarem pagamentos online e offline de várias carteiras digitais (mobile wallets), como Paypal e Alipay, e outros meios de pagamento alternativos, com apenas uma integração. Alguns dos clientes atuais incluem a L’Oréal, a Macy’s e a Panda Express. Com este primeiro investimento numa fintech, o braço de investimento tecnológico da Sonae adiciona ao porftólio soluções de pagamentos para retalho.

 

Expansão global

A Citcon irá usar o financiamento para aumentar a equipa e acelerar a expansão global, alavancando na presença internacional da empresa em quatro continentes.

A Citcon impulsiona o comércio à escala global, ao permitir que as empresas aceitem pagamentos via carteira digital (mobile wallets) e meios alternativos com a mesma facilidade com que processam, hoje, os pagamentos tradicionais por cartão de crédito“, explica Chuck Huang, CEO e fundador da Citcon. “Estamos muito orgulhosos por recebermos o apoio de grandes investidores que irão reforçar os nossos esforços para continuar a impulsionar a inovação e a expansão global“.

Para Manuel Queiroz, diretor de investimentos na Sonae IM, “disponibilizar acesso a novos métodos de pagamento está a tornar-se uma necessidade para retalhistas e comerciantes, motivada pela forte adoção dos consumidores a wallets e outros meios alternativos aos cartões de crédito. A Citcon tem a melhor plataforma do mercado, fácil de integrar e que permite aos retalhistas aceitarem vários meios de pagamento com uma única integração. Estamos entusiasmados por participar nesta ronda e acreditamos que a Citcon tem condições para se tornar líder de mercado”.

A fintech americana apresenta um crescimento anual de 300% e tem beneficiado da aceleração do comércio transnacional e de mudanças nas preferências dos consumidores. Atualmente implementada em mais de 30 mil lojas, a solução permite aos comerciantes realizarem transações seguras online ou em loja e aceitarem mais de 100 métodos de pagamento diferentes, incluindo carteiras digitais, sistemas de pagamento locais e cartões de crédito tradicionais, através de uma única plataforma de integração e reconciliação.

 

Comércio eletrónico

A Citcon está a crescer num mercado global que está a superar o dos cartões de crédito tradicionais, com uma plataforma de pagamentos omnicanal que permite, de forma simples, eficiente e segura que os comerciantes aceitem pagamentos alternativos e tradicionais“, afirma Priti Youssef Choksi, sócia da Norwest Venture Partners. “À medida que as carteiras digitais se tornam cada vez mais comuns, impulsionadas pelos comportamentos de consumo pós-Covid, esperamos ver um crescimento significativo nesta categoria e acreditamos que a Citcon tem características para atingir uma posição de liderança“.

Espera-se que o comércio eletrónico transnacional cresça 27% ao ano, alcançando os 4,8 biliões de dólares, em 2026. Este mercado global, em crescimento e conectado, está a ser impulsionado pelo interesse dos consumidores em métodos de pagamento não bancários, baseados em software e agnósticos a hardware.

A Citcon permite que os comerciantes possam aceder ao mercado de carteiras digitais, que conta com mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo“, conta Ben Malka, sócio da Cota Capital. “Ao fornecer aos comerciantes métodos de pagamento usados em todo o mundo, a Citcon assegura que os comerciantes conseguem atrair clientes, entrar com sucesso em novos mercados e melhorar a experiência do consumidor. A Citcon já está a potenciar os pagamentos globais dos principais comerciantes e continua a crescer, ano após ano. Estamos entusiasmados por poder fazer parceria com a Citcon e apoiá-la no início de uma nova era de crescimento“.

Garland

Garland reforça posição no leste europeu

ALDI

Aldi chega a Campo de Ourique com loja de proximidade