in

Sonae cresce 11% no primeiro trimestre

As vendas consolidadas da Sonae atingiram os 2,1 mil milhões de euros no primeiro trimestre, aumentando 11%.

O EBITDA melhorou 13%, para 180 milhões de euros, e o resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 25 milhões de euros, mantendo-se estável face ao período homólogo.

“Em termos globais, o desempenho dos nossos negócios foi novamente forte neste trimestre, tendo resultado num crescimento adicional (2% face ao final de 2023) do valor do nosso portfólio para 4,6 mil milhões de euros (2,38 euros por ação). Os nossos negócios de retalho continuaram a superar-se no primeiro trimestre, com a MC e a Worten a reforçarem, mais uma vez, as suas posições de liderança. A MC manteve o seu foco incansável em oferecer a melhor proposta aos seus clientes e capturar novas melhorias operacionais, beneficiando, ao mesmo tempo, da recuperação dos volumes no negócio alimentar, suportada por um ambiente de consumo resiliente e efeitos de calendário favoráveis. A Worten apresentou uma melhoria das vendas e da rentabilidade, sustentada pelo crescimento do seu marketplace, num contexto de intensa atividade promocional no mercado de eletrónica. A Sierra e a NOS também continuaram a apresentar uma dinâmica positiva e melhorias no desempenho operacional e financeiro”, comenta Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

Com a inflação a abrandar relativamente ao ano anterior (20,5% no homólogo face a 1,2% no primeiro trimestre de 2024), as vendas da MC aumentaram 9,4% para 1,6 mil milhões de euros. Numa base comparável, o crescimento foi de 7,4%.

Já no retalho de eletrónica, as vendas da Worten cresceram 9,3% para os 310 milhões de euros. Numa base comparável, o crescimento foi de 5,3%. O canal online evoluiu 17% e passou a representar 16% do volume de negócios.

 

Investimento

O investimento consolidado da Sonae superou os 1,2 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com o investimento no primeiro trimestre a superar os 700 milhões de euros. Nos primeiros três meses do ano, o grupo investiu no reforço da internacionalização do portfólio e prosseguiu a sua aposta no mercado português, com destaque para expansão e remodelação do parque de lojas da MC.

A Sonae também reforçou a sua política de responsabilidade social corporativa, tendo aumentado o apoio à comunidade em 13%, para 8,7 milhões de euros. O grupo continuou a dar especial atenção ao apoio às famílias, nomeadamente através de doações de alimentos a instituições de todo o país.

Siga-nos no:

Google News logo

Mixa

Mixa chega a Portugal através da L’Oréal

Mrcio-Lopes_Quinta-do-Malh

Márcio Lopes compra Quinta do Malhô a grupo francês