Sonae Sparkfood
in

Sonae cresce 9% em 2023

Em 2023, o volume de negócios aumentou 9%, em termos homólogos, para 8,4 mil milhões de euros e o EBITDA atingiu um valor recorde de quase mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 7% face a 2022.

A MC continuou a reforçar a sua posição de liderança no mercado português de retalho alimentar e consolidou o segmento de saúde, bem-estar e beleza na Península Ibérica. A Worten também reforçou a sua posição de liderança de mercado, prosseguindo a expansão da proposta de valor do seu marketplace digital e crescendo a área de serviços. A Sierra continuou focada na execução da sua estratégia, registando resultados “robustos” quer nos seus centros comerciais, quer na sua área de serviços. A NOS apresentou um “forte crescimento”, impulsionado pelo aumento do número de clientes e de receitas no segmento de telecomunicações, tendo-se assumido como o segundo operador móvel no mercado.

“2023 foi um ano marcante para a Sonae, um ano em que continuámos a crescer e a gerar valor para todos os nossos ‘stakeholders’ num contexto de grande incerteza e volatilidade. A nossa determinação, engenho e rapidez de execução permitiram-nos atingir excelentes desempenhos nos principais mercados em que atuamos, conquistando a confiança e a preferência de um número crescente de clientes. Ao nível do grupo, mantivemo-nos focados em encontrar oportunidades de crescimento, otimizando e fortalecendo o nosso portfólio, de forma a estarmos mais preparados para enfrentar o futuro”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae. “Na MC, chegámos a acordo para combinar a Druni e a Arenal, que, em conjunto com a Wells, darão origem ao maior retalhista em saúde, bem-estar e beleza da Península Ibérica. Lançámos a Sparkfood, tendo investido 110 milhões de euros em empresas internacionais dedicadas ao desenvolvimento de soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, e, já em fevereiro de 2024, anunciámos a aquisição da BCF Life Sciences em França. No Universo, estabelecemos uma parceria com o Bankinter Consumer Finance para a criação de um operador líder no crédito ao consumo em Portugal. Adicionalmente, antes do final de 2023, anunciámos uma oferta pública de aquisição sobre a Musti, líder no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, tendo, entretanto, garantido o controlo da empresa com a aquisição de 80,6% do seu capital social. Realizámos ainda desinvestimentos significativos em 2023, em particular a saída do sector do retalho de desporto com a venda da nossa participação na ISRG (o qual resultou num encaixe financeiro de 300 milhões de euros e numa mais-valia de 168 milhões de euros). Este movimento gerou 331 milhões de euros de cash flow proveniente da venda de ativos, permitindo-nos ganhar flexibilidade e capacidade para investir em novas avenidas de crescimento”, comenta ainda a CEO.

 

MC e Worten reforçam posição no mercado

O volume de negócios consolidado da Sonae atingiu 8,4 mil milhões euros, devido principalmente ao crescimento da MC e ao investimento em expansão. No retalho alimentar, a MC continuou a implementação do seu plano de expansão da rede de lojas em vários formatos e insígnias, com destaque para a abertura de 21 novas lojas, das quais 19 lojas Continente Bom Dia (formato de proximidade). O volume de negócios aumentou 10,5% em termos homólogos, para 6,6 mil milhões de euros (8,9% numa base comparável), impulsionado quer pelo formato de retalho alimentar, quer pelo segmento de saúde, bem-estar e beleza, que “apresentou resultados notáveis” com um crescimento de dois dígitos numa base comparável

No retalho de eletrónica, a Worten conseguiu reforçar a sua posição de mercado, tanto em Portugal como nas Canárias, bem como online e offline. O volume de negócios total atingiu 1,3 mil milhões de euros, mais 4,9% face a 2022 (4,3% numa base comparável). Tanto os segmentos principais (eletrónica e eletrodomésticos), como as novas categorias, alavancadas pelo marketplace, e os serviços adjacentes, continuaram, segundo o grupo, a apresentar um desempenho positivo. No canal online, as vendas aumentaram 6% em termos homólogos passando a 16% das vendas totais da Worten em 2023. Em termos de investimento, a insígnia alocou 59 milhões de euros, essencialmente para avançar no seu programa de transformação digital e abrir 18 novas lojas próprias, das quais 14 lojas iServices.

 

Mais 5% de investimento

No total, a Sonae investiu 665 milhões de euros, mais 5% do que em 2022. A dívida líquida diminuiu 3% para 526 milhões de euros, sendo que 83% das linhas de crédito de longo prazo já estão indexadas a critérios de sustentabilidade, “green” ou ESG. Note-se que o grupo prosseguiu no seu percurso com vista à neutralidade carbónica das suas operações em 2040, reduzindo as emissões de CO2 em 6%, e aumentou para 87% o nível de embalagens plásticas recicláveis de produtos de marca própria. O apoio à comunidade continuou a aumentar e atingiu 33 milhões de euros, com destaque para os donativos alimentares e para a promoção da educação na comunidade.

Com um resultado líquido atribuível aos acionistas de 357 milhões de euros, a Sonae vai propor um dividendo de 5,639 cêntimos de euro por ação.

Siga-nos no:

Google News logo

Amazon

Amazon ganhou 636 dólares por segundo em 2023, mais do que Alibaba e Pinduoduo combinados

Logo & Fundo Campanha Iglo Take Away

Iglo Take Away apresenta novas massas italianas com campanha digital