in

Sonae acelera crescimento no 1.º semestre

No primeiro semestre do ano, o volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 8%, para 2.603 milhões de euros, com todos os negócios a apresentar tendência positiva.

No segundo trimestre do ano, o crescimento do volume de negócios consolidado acelerou, aumentando 10%, para 1.324 milhões de euros. O EBITDA subjacente da Sonae aumentou 9,2%, para 116 milhões de euros. “O segundo trimestre decorreu de acordo com as nossas expectativas, com contributos positivos de todas as atividades, permitindo uma performance global do primeiro semestre com significativo crescimento do volume de negócios (+8%) e aumento de rentabilidade recorrente (+12%) em comparação com o período homólogo. O aumento de competitividade verificado nas diferentes áreas de negócio tem vindo a exigir aumentos de produtividade agressivos, acompanhados de níveis de investimento elevados que têm permitido o reforço das posições competitivas nos nossos principais sectores. A forte aposta na transformação digital das nossas empresas e a melhoria da proposta de valor que oferecem online ficou também evidente nos resultados obtidos. A par da evolução operacional positiva e dos avanços na execução estratégica, melhorámos, uma vez mais, a estrutura do nosso balanço que já é financiado em perto de 60% por capitais próprios”, comenta Ângelo Paupério, co-CEO da Sonae.

No retalho, o volume de negócios cresceu 7,5%, para 2,564 milhões de euros, impulsionado por um forte desempenho no segundo trimestre, em que o volume de negócios aumentou 10,3%, beneficiando, em parte, do efeito de calendário favorável,  No caso do retalho alimentar, o volume de negócios da Sonae MC aumentou 5,1%, atingindo 1.777 milhões de euros, reforçando, mais uma vez, a sua quota de mercado. No primeiro semestre, o volume de negócios beneficiou de uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 0,7%, bem como da abertura de seis lojas Continente Bom Dia.

Além da aposta na conveniência, a Sonae MC tem investido ativamente no segmento de Health and Wellness. É de destacar que as transações da Brio (detida a 100%) e da Go Natural (detida a 51%) foram concluídas no segundo trimestre. Como parte desta estratégia, a Sonae MC possui já sete supermercados saudáveis e encontra-se a desenvolver áreas de restauração Go Natural. Além disso, a Sonae MC inaugurou, em maio 2017, a Dr. Well’s, clínica especializada em medicina dentária e estética, aumentando assim os serviços fornecidos pelas parafarmácias Well’s.

Na Worten, o volume de negócios ascendeu a 435 milhões de euros, um aumento de 31 milhões de euros face ao período homólogo de 2016, beneficiando de uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 5,8%.

Na divisão de Sports & Fashion, o volume de negócios aumentou 28,8%, para 270 milhões de euros, com todos os negócios a contribuir de forma positiva. A MO e a Zippy tiveram um segundo trimestre particularmente forte, com uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 13% e 15%, respetivamente.

Nos centros comerciais, a Sonae Sierra prosseguiu a sua atividade de desenvolvimento, que tem vindo a evoluir de acordo com o planeado e inclui os projetos na Alemanha, Espanha, Colômbia, Marrocos e Portugal. A operação da Sonae Sierra continuou a registar taxas de ocupação muito elevadas, alcançando 96,9% na Europa e 92,3% no Brasil. O volume de negócios da Sonae Sierra aumentou oito milhões de euros, totalizando 108 milhões de euros.

Nas telecomunicações, a NOS apresentou resultados igualmente positivos. As receitas operacionais aumentaram 3,5%, para 769 milhões de euros, motivadas por um desempenho positivo em todos os segmentos: telecomunicações, audiovisuais e cinema.

APED aposta na cooperação com fileira da batata

Mais de 66% dos portugueses comem gelados de colher