Patrícia Cabal, CEO Mr. Wonderful
Patrícia Cabal, CEO Mr. Wonderful
in

“Somos uma empresa nativa digital”

Patrícia Cabal, CEO da Mr. Wonderful, analisa a abertura de lojas físicas por parte da marca

Após o sucesso espanhol, de onde é originária e onde conta com lojas um pouco por todo o país, como Madrid, Barcelona, Málaga, Valencia ou Canárias, a Mr. Wonderful abriu as suas duas primeiras lojas em Portugal, como parte da sua estratégia de expansão. Tem como objetivo replicar a estratégia traçada em Espanha onde, após a consolidação do canal digital e distribuição, pretende agora abrir um novo canal que ligue a marca diretamente ao consumidor final. Estas duas aberturas, no Chiado e em Oeiras, serão o início de uma estratégia que pretende expandir-se a outras cidades do país, como nos conta Patrícia Cabal, CEO da Mr. Wonderful.

Grande Consumo – A que se deve a aposta no mercado português por parte da Mr. Wonderful?

Patrícia CabalFoi uma aposta natural, visto que Portugal sempre foi um mercado extremamente recetivo aos produtos e à marca Mr. Wonderful, pelo que termos uma presença física nas lojas do país seria um passo natural para nos aproximarmos dos nossos clientes e uma evolução natural da estratégia de expansão da marca. Estas aberturas são fruto dessa estratégia que queremos continuar a trabalhar nos próximos anos.

 

GC – Este foi o “timing” certo ou o possível para esta abordagem?

PCNuma altura em que o retalho não atravessa o seu melhor momento, como aposta, ainda era algo arriscado, mas temos um historial na evolução da marca que nos fazia acreditar numa boa receção, motivo pelo qual decidimos arriscar.

 

GC – Com que objetivos qualitativos e quantitativos chega a marca a Portugal?

PCA nível qualitativo, o nosso plano de expansão tem como objetivo chegar ao público de uma forma muito mais direta, para aprendermos a melhorar a nossa proposta de marca a todos os níveis. Quando se trabalha ouvindo o cliente, os resultados acabam por chegar e, geralmente, surpreendem positivamente.

 

GC – Duas lojas, um imaginário e uma oferta muito própria. Afinal, de que se tratam as lojas da marca? Qual a sua proposta de valor e posicionamento? A quem se dirigem?

PCAs lojas Mr. Wonderful são inspiradas no conceito de um oásis, por isso, nos nossos espaços, encontra palmeiras, o azul do mar, o amarelo da areia e, até, um ambiente de praia é recriado com a presença de um bar de praia. O resultado são lojas que o convidam a entrar em contacto com um universo de cor, calma e inspiração, permitindo-lhe descobrir os nossos produtos e as sensações que eles transmitem, num ambiente repleto de alegria e detalhes únicos. As nossas lojas permitem que descubra as mais diversas opções de presentes e decoração, transportando-o para ambientes positivos e alegres.

GC – Porquê a entrada no mercado nacional pela zona da Grande Lisboa?

PCEm Portugal, estamos a replicar a mesma estratégia que em Espanha, por isso, começámos na capital e, posteriormente, iremos expandir para norte. Uma vez decidido que o foco seria Lisboa, os Armazéns do Chiado encantaram-nos, pelo seu charme natural e a zona especial da cidade, onde a marca sempre esteve presente através dos nossos clientes. Por isso, ter uma loja neste espaço é muito importante para nós. Por outro lado, Oeiras permitiu-nos trabalhar num formato de loja ligeiramente maior e impactar um público local mais vasto.

 

GC – A experiência Wonder passa pela possibilidade da compra online? Fazia sentido abrir um novo mercado, com lojas físicas, sem uma operação de e-commerce disponível? Foi “difícil” passar do canal digital para o físico?

PCA nossa presença como marca em Portugal começa, simultaneamente, através dos nossos grandes clientes e do nosso site online – criado especificamente para este mercado – onde tanto o produto como a experiência de compra são em português.

O desafio não foi fácil, pois a mais-valia que os nossos produtos têm é a capacidade de transmitir sentimentos com as suas mensagens e isso só se consegue fazendo na língua materna.

 

GC – Apesar disso, a Mr. Wonderful é um conceito que vive mais da experiência em loja ou da funcionalidade da compra no online?

PCSomos uma empresa nativa digital, pelo que as compras online têm sempre um peso importante nos nossos volumes. O “retail”, por outro lado, está agora a começar, mas acreditamos que não vai demorar para igualar o volume do online e até começar a superá-lo.

 

GC  Existe pretensão de expandir para o restante país? Qual seria o número ótimo de aberturas (se é que já está definido)?

PCEstamos a trabalhar no plano de expansão nacional para Portugal. Sabemos que a marca goza de um elevado nível de conhecimento e é muito querida e valorizada, pelo que o nosso objetivo é torná-la acessível ao maior número de portugueses possível, quer através do canal online, das lojas físicas ou dos nossos grandes clientes, motivo pelo qual o plano de expansão tem em consideração todos estes canais.

 

GC – Como antecipa o exercício de 2022 para a marca?

PCVai ser um grande ano para a Mr. Wonderful em Portugal, aumentámos a nossa oferta de produto e acreditamos que vamos surpreender o mercado com novidades que não se esperavam. Será um ano de consolidação da marca, onde ganharemos visibilidade através das nossas lojas e de todas as ações, ao nível da comunicação, que temos planeado. Resumindo, será um ano em que estaremos ainda mais próximos dos portugueses.

Punk Up

Phunk reforça oferta com maior teor de álcool

Patrícia Mamona, Bettery

Patrícia Mamona tem “nova casa” para chegar ao Ouro em 2024