in

Soalheiro celebra 40 anos

Data comemorativa serve de mote ao lançamento de uma edição especial de quatro vinhos e de uma nova tisana

40 anos depois, Soalheiro celebra o lançamento da sua primeira garrafa, cujo rótulo, datado de 20 de março de 1982, contava com a assinatura de João António Cerdeira, fundador, e da sua mulher e dois filhos, Maria João e António Luís, que hoje lideram o projeto.

O Soalheiro começou pelas mãos da família Cerdeira, mas é hoje uma família de muitas famílias e um vinho produzido a muitas mãos. E é isso que queremos celebrar, ao longo deste ano. O território, a cultura única de Monção e Melgaço, a nossa equipa e as mais de 150 famílias de viticultores que fazem parte do Soalheiro”, afirma Maria João Cerdeira, responsável de viticultura do Soalheiro.

 

Novidades

Para assinalar a efeméride, o produtor lança duas novidades: uma edição exclusiva de quatro vinhos e, numa evolução da linha de infusões The Pur Terroir, a sua primeira tisana, Tisana das Nossas Vinhas, numa edição limitada de 1.982 unidades, referência ao ano da garrafa original, que celebra a biodiversidade das vinhas em modo de produção biológico do Soalheiro.

Para Luís Cerdeira, enólogo do Soalheiro, “no Minho, as celebrações fazem-se à mesa, reunindo família e amigos e, por isso, esta edição especial é um convite, ou melhor, um pretexto para momentos de partilha, de conversas, de experiências, que é, no fundo, o grande propósito do vinho”.

A singularidade da edição especial começa na seleção de duas colheitas guardadas até hoje em cubas de inox, de perfis muito distintos, com a intenção de evidenciar o potencial de envelhecimento da casta Alvarinho, bem como de demonstrar a subtileza das características de cada ano vinícola no perfil de cada colheita.

A Soalheiro Edição Especial 40 Anos é composta por dois vinhos de lote, testemunhos de duas colheitas de anos distintos: 2015 L 15, um ano frio, que resultou num Alvarinho fresco e vibrante, agora engarrafado após sete anos em cuba de inox com envolvimento das borras finas de cada nova colheita, e 2018 L18, um ano quente, que deu origem a um Alvarinho largo e persistente, com quatro anos em cuba de inox sem intervenção. Assim como dois blends propostos pelo produtor: 2015 L1518, composto essencialmente pela colheita de 2015 (fria), 15% da colheita de 2018 (quente) e um segredo de adega, e 2018 L1815, em percentagens inversas. Um jogo de enologia, que o produtor convida a explorar em provas cegas e com combinações próprias.

Os rótulos destes quatro vinhos homenageiam a garrafa original, numa recriação que transporta o nome do fundador, João António Cerdeira.

Linha de infusões

Dando seguimento à recente aposta na linha de infusões biológicas, produzidas integralmente na propriedade, é também lançada a Tisana das Nossas Vinhas, que, tal como o nome antecipa, resulta de blend entre elementos naturais das vinhas, nomeadamente película e grainha de uva Alvarinho, folhas de videira de Alvarinho, alecrim, pétalas de rosa, hortelã verde, cidreira, pétalas de perpétua vermelha e roxa, que nascem livremente, lado a lado com as videiras do Soalheiro. Apresenta propriedades antioxidantes, devido à presença de taninos da película e da grainha da uva biológica de Alvarinho.

A tisana é embalada num saco do tecido Invinotex, feito com os resíduos de vindima de uva biológica de Alvarinho.

Recorde-se que a linha de infusões The Pur Terroir é composta por 10 variedades diferentes, produzidas em modo biológico certificado e processo manual, da colheita à seleção, que garante a integridade das folhas e alta concentração de óleos essenciais, preservando as suas propriedades aromáticas e terapêuticas naturais.

A Soalheiro Edição Especial 40 Anos, com um PVP de 195 euros, está disponível em retalho especializado, garrafeiras e canal Horeca e a Tisana das Nossas Vinhas, com PVP de 12,50 euros, também pode ser encontrada na loja online do produtor.

Publicidade

Torrié Melhor Expresso

Torrié vence concurso de melhor expresso

Prisca Leaf Skin

Prisca lança linha de fatiados Leaf Skin