A Smurfit Kappa anunciou a abertura da sua nova Design2Market Factory, uma instalação única no sector, que permite à empresa agilizar o lançamento de novas soluções de embalagem através de um processo de trabalho e desenvolvimento rápido e fluido, que abrange desde o design do próprio packaging até ao seu lançamento no mercado.
Para a entrada em funcionamento desta instalação, a empresa realizou um importante investimento, que inclui um laboratório interno e a instalação de uma impressora digital e uma cortadora. Isto permite-lhe realizar prototipagens rápidas para produções piloto e uma análise do rendimento da embalagem num mesmo local, o que otimiza todo o processo.
Design2Market Factory
A Design2Market Factory está equipada para dar resposta a duas das maiores tendências atuais da indústria de embalagens: a sustentabilidade e o comércio eletrónico.
Desde a entrega do “briefing” para a sua conceção inicial, uma equipa multidisciplinar apoia o processo de design orgânico e colaborativo com os clientes, gerando, assim, protótipos personalizados que são fabricados rapidamente numa produção industrial piloto. Este ciclo de produção proporciona a flexibilidade necessária para testar, aperfeiçoar e adaptar rapidamente as inovações da embalagem a uma escala menor, eliminando riscos antes da sua ocorrência a uma escala maior e do seu lançamento no mercado.
Até agora, a equipa da Design2Market Factory criou e testou soluções como a embalagem FFP (Frustration Free Packaging) para vinho, a embalagem pronta para expor (SRP) para detergentes e vários dos produtos da Better Planet Packaging da Smurfit Kappa, incluindo um substituto da película retrátil.
Redução do “time-to-market”
Arco Berkenbosch, vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa, garante que a “Design2Market Factory permite reduzir consideravelmente o ‘time-to-market ‘dos nossos clientes, revolucionando todo o processo de desenvolvimento da embalagem. Concebida para criar protótipos tangíveis que possam ser testados com consumidores e, posteriormente, afinar e aperfeiçoar antes de iniciar a produção em grande escala, deste modo, podemos reunir todas as partes interessadas no processo de conceção, desde o início até à fase de produção e, se for o caso, a certificação, permitindo assim que os clientes tirem partido dos nossos conhecimentos para colocar os seus produtos em plataformas como a Amazon e a Alibaba”.
A primeira Design2Market Factory, instalada nos Países Baixos, já se encontra a funcionar com plena capacidade desde janeiro.