conferência irec divulgação (3)
in

Sistema de depósito com retorno de Cascais premiado internacionalmente

A associação espanhola ATEGRUS atribuiu a distinção internacional Escoba de Oro à Cascais Ambiente, pelo seu projeto-piloto iREC – Inovar na reciclagem, o primeiro sistema de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal.

Com este prémio, a Cascais Ambiente vê reconhecido o carácter inovador e os resultados alcançados em apenas 12 meses, através da implementação de um projeto-piloto de sistema de depósito, devolução e retorno de embalagens, em que cada vez que o consumidor que devolve uma embalagem acumula pontos que podem ser trocados por ofertas ou experiências. No primeiro ano de funcionamento, foram recolhidas mais de um milhão de embalagens.

Escoba de Oro

O prémio Escoba de Oro será entregue à Cascais Ambiente no dia 15 de junho, em Madrid. O XVIII Concurso Escobas 2022 avalia as ações tomadas para melhorar o ambiente e apostar na sustentabilidade, recompensando esforços que visam estimular os avanços tecnológicos e a consciencialização, que servem para melhorar a qualidade de vida e proteger o ambiente.

Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente, refere que é a segunda vez que a ATEGRUS premeia um projeto da Cascais Ambiente. “Não trabalhamos para estas distinções, mas é verdade que servem para medir o pulso do nosso trabalho, a pertinência e a capacidade de mudança. Com o conhecimento que temos do terreno neste momento, temos as condições ideais para continuar a aportar valor e saber sobre o futuro sistema de depósito com retorno.”

O concurso internacional destina-se a municípios, câmaras municipais, associações, empresas que prestam serviços, engenharia, consultoria, instalações de gestão de resíduos e limpeza urbana, universidades, centros de tecnologia e formação, entre outros.

O projeto iREC – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente, em parceria com a Nova-SBE, e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática.

 

Conferência

Para dar a conhecer os principais resultados e aprendizagens deste projeto, que se iniciou em janeiro de 2021 no concelho de Cascais, o município está a organizar a Conferência iREC – O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno, que se vai realizar a 17 de maio, na Nova SBE. Esta iniciativa é aberta ao público, mas sujeita a inscrição.

Campanha Sabe o que come__Revista

A Padaria Portuguesa lança nova campanha de reposicionamento

adidas Originals e Mars lançam seis novas cores das sapatilhas inspiradas na marca M&M’s