Sical
in

Sical celebra 75 anos com nova campanha

A marca de cafés portuguesa Sical, pertencente ao Grupo Nestlé, comemora, este, ano os 75 anos do seu nascimento, aproveitando este marco para assinalar momentos importantes ao longo da sua história.

A marca nasceu, em 1947, pelas mãos de Vicente Peres, quando decidiu que o café não sabia bem sozinho, mas sim na companhia de outros. O ‘saber a (…)’ é uma expressão muito portuguesa e, olhando para o seu trajeto e ligação a valores, como portugalidade e tradição, fazia-nos todo o sentido revelar a que sabe Sical”, refere Ana Leitão, Brand Manager de Sical no canal Fora do Lar. “E, de facto, Sical sabe a tudo: sabe às histórias, às experiências, às origens, aos momentos que são só nossos, sabe a um futuro sustentável. Tudo isto sabe a uma tradição de 75 anos. A marca foi pioneira em diversas frentes e fazia-nos todo o sentido assinalar esta data tão importante através das vivências que o café nos transmite, as experiências e memórias a que Sical nos sabe”, acrescenta Tânia Jorge, Brand Manager de Sical no canal Lar.

A marca, que é produzida na Fábrica de Cafés Torrados da Nestlé, no Porto, apresenta a campanha Sabe a Sical através de um filme, criado para os canais digitais e para o ponto de venda. A criatividade e produção ficou a cargo da agência WOLT – Energy for Brands.

 

Percurso e curiosidades

Em 1947, a Sical nasceu no Porto, pelas mãos de Vicente Peres, um homem que não gostava de beber café sozinho e sempre esteve atento às necessidades dos consumidores.

Em 1956, a Sical tornou-se na primeira marca portuguesa de cafés a fazer publicidade, estreando-se com o conceito “O tal do gostinho especial”, que ficou na memória dos portugueses durante décadas.

Em 1960, a Sical abriu uma delegação em Lisboa.

Em 1967, a Sical venceu a medalha de prata do Festival Internacional Publicitário de Nova Iorque. Esta foi a primeira campanha portuguesa no sector dos cafés a ser premiada internacionalmente.

Em 1984, a Sical tornou-se na primeira marca a introduzir uma válvula nas embalagens, que permitia controlar o aroma, a frescura e a qualidade do café.

Foi em 1987 que a marca Sical foi adquirida pela Nestlé Portugal e a sua fábrica tornou-se uma das principais fábricas de café torrado da Nestlé na Zona Europa.

Em 2002, a Sical tornou-se na primeira marca a comunicar e a segmentar a sua gama de produtos pela origem do café (África, América, Ásia/Oceânia) e, em 2007, introduziu uma embalagem com sistema de abertura e fecho fácil.

Em 2019, a Sical venceu o prémio de Melhor Expresso Português, durante a primeira edição do Lisbon Coffee Fest, em Lisboa.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

DSF_Moscatel Roxo Rosé e Verdelho 2021

José Maria da Fonseca lança novas colheitas da Colecção Privada do enólogo Domingos Soares Franco

Mondelez

Mondelēz International quer vender as marcas Halls e Trident