A marca de cafés portuguesa Sical, pertencente ao Grupo Nestlé, comemora, este, ano os 75 anos do seu nascimento, aproveitando este marco para assinalar momentos importantes ao longo da sua história.
“A marca nasceu, em 1947, pelas mãos de Vicente Peres, quando decidiu que o café não sabia bem sozinho, mas sim na companhia de outros. O ‘saber a (…)’ é uma expressão muito portuguesa e, olhando para o seu trajeto e ligação a valores, como portugalidade e tradição, fazia-nos todo o sentido revelar a que sabe Sical”, refere Ana Leitão, Brand Manager de Sical no canal Fora do Lar. “E, de facto, Sical sabe a tudo: sabe às histórias, às experiências, às origens, aos momentos que são só nossos, sabe a um futuro sustentável. Tudo isto sabe a uma tradição de 75 anos. A marca foi pioneira em diversas frentes e fazia-nos todo o sentido assinalar esta data tão importante através das vivências que o café nos transmite, as experiências e memórias a que Sical nos sabe”, acrescenta Tânia Jorge, Brand Manager de Sical no canal Lar.
A marca, que é produzida na Fábrica de Cafés Torrados da Nestlé, no Porto, apresenta a campanha Sabe a Sical através de um filme, criado para os canais digitais e para o ponto de venda. A criatividade e produção ficou a cargo da agência WOLT – Energy for Brands.
Percurso e curiosidades
Em 1947, a Sical nasceu no Porto, pelas mãos de Vicente Peres, um homem que não gostava de beber café sozinho e sempre esteve atento às necessidades dos consumidores.
Em 1956, a Sical tornou-se na primeira marca portuguesa de cafés a fazer publicidade, estreando-se com o conceito “O tal do gostinho especial”, que ficou na memória dos portugueses durante décadas.
Em 1960, a Sical abriu uma delegação em Lisboa.
Em 1967, a Sical venceu a medalha de prata do Festival Internacional Publicitário de Nova Iorque. Esta foi a primeira campanha portuguesa no sector dos cafés a ser premiada internacionalmente.
Em 1984, a Sical tornou-se na primeira marca a introduzir uma válvula nas embalagens, que permitia controlar o aroma, a frescura e a qualidade do café.
Foi em 1987 que a marca Sical foi adquirida pela Nestlé Portugal e a sua fábrica tornou-se uma das principais fábricas de café torrado da Nestlé na Zona Europa.
Em 2002, a Sical tornou-se na primeira marca a comunicar e a segmentar a sua gama de produtos pela origem do café (África, América, Ásia/Oceânia) e, em 2007, introduziu uma embalagem com sistema de abertura e fecho fácil.
Em 2019, a Sical venceu o prémio de Melhor Expresso Português, durante a primeira edição do Lisbon Coffee Fest, em Lisboa.