Após ter atingido um máximo de 10 anos em abril, o indicador de sentimento económico (ISE) recuou ligeiramente em maio, tanto na zona euro, para 109,2 pontos, como na União Europeia (para 109,7).

Segundo os dados publicados pela Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o ISE recuou 0,5 pontos no espaço da moeda única e um ponto no conjunto da União, depois de em abril ter subido, respetivamente, 1,6 e 1,4 pontos, alcançando novos máximos desde finais de 2007.

De acordo com o executivo comunitário, o abrandamento do sentimento na zona euro resultou de descidas nos sectores dos serviços e do comércio a retalho, enquanto a confiança na indústria, construção e entre os consumidores permaneceu globalmente estável em nível elevados.

A Direção-geral de Assuntos Económicos e Financeiros aponta que, entre as maiores economias da zona euro, o ISE subiu de forma acentuada em França (mais 1,5 pontos), mais ligeira em Espanha (0,5), enquanto desceu em Itália (-0,9) e, de forma mais acentuada, na Alemanha (-1,5 pontos) e na Holanda (-2,1 pontos).

famílias portuguesas

3 em 4 consumidores frustrados pela experiência de retalho inconsistente

cidades

Cidades são a porta de entrada para novos mercados