Oiça este artigo aqui:
As mais de 4500 lojas do retalho alimentar e não alimentar dos associados da APED, estão hoje, desde a primeira hora, a funcionar com normalidade em todo o país.
Tal como em outras áreas de atividade, o sector foi afetado pelos constrangimentos provocados pela falha elétrica que ocorreu em Portugal durante o dia de ontem, mas “reagiu de forma pronta, eficaz e coordenada“, afirma a associação em comunicado.
Mesmo perante o maior “apagão” da história, mais de 80% das lojas estiveram abertas e as empresas associadas da APED responderam às necessidades imediatas das famílias, assegurando-lhes os serviços e bens de primeira necessidade requisitados para fazer face à adversidade da ausência de energia.
A capacidade instalada e as infraestruturas, com geradores capazes de suportar as operações em condições adversas, foram mais uma demonstração de resiliência e espírito de serviço que o sector e as pessoas que nele trabalham têm, e continuam a demonstrar, tal como o fizeram no período da pandemia.
Funcionamento normal
Apesar das perturbações verificadas ontem, com o regresso do fornecimento de energia, os Associados da APED retomaram o funcionamento normal das suas lojas, assegurando a reposição de grande parte dos produtos e cumprindo todos os procedimentos relativos à segurança alimentar e dos seus colaboradores e clientes.
“Uma vez mais, o sector da distribuição demonstrou estar à altura da exigência da situação, revelando a sua capacidade de adaptação a situações disruptivas e garantindo à população portuguesa o acesso a bens essenciais. Esta capacidade só é possível graças ao empenho, dedicação e colaboração das equipas que servem o sector“, lê-se no mesmo documento.