A campanha da Tesco “Better Baskets” foi denunciada à Advertising Standards Authority e a cadeia britânica terá de ajustar as suas mensagens.
A campanha dizia que se substituir produtos de carne por produtos da sua gama Vegan Chef contribui para reduzir o impacto ambiental, mas o regulador da publicidade diz que não se pode verificar se este é o caso, porque a Tesco não fornece dados cientificamente comprovados.
A Advertising Standards Authority aceita que existe um consenso científico para garantir que a redução da quantidade de carne na dieta e a sua substituição por plantas contribuem para reduzir o impacto ambiental, mas que não há dados para os produtos específicos que a Tesco sugere, uma vez que têm muitos ingredientes e são produtos processados.
Código
A Advertising Standards Authority, que regula a publicidade e garante que o que é dito nos anúncios é verdade, tomou como referência na análise dos anúncios das marcas e das suas promessas ambientais o código publicado, há alguns meses, pelo Competition and Markets Authority. Este código deverá ser seguido pelas empresas que queriam explicar, na sua publicidade, os benefícios ambientais dos seus produtos. Entre outras regras, estabelece que as promessas têm de ser claras, sem omitir informações significativas, baseadas em evidências científicas e análise completa do ciclo de vida do produto e que as comparações têm de ser justas.