Brut Experience 2020
Espumantes vencedores de medalhas de ouro
in

Região da Bairrada é a vencedora do Concurso Brut Experience 2020

A Região da Bairrada foi a grande vencedora do terceiro Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience, que decorreu em junho, no Hotel Holiday Inn Continental Lisboa, com a presença de 112 amostras de espumantes brutos de origem portuguesa, francesa, belga e moldava.

A Bairrada conquistou 11 medalhas, três das quais de ouro e oito de prata. Seguiu-se a região de Lisboa, com cinco medalhas, o Tejo, Távora Varosa e os Vinhos Verdes, com três, a Moldávia e o Alentejo, com duas cada. A Madeira, o Dão e a denominação de origem francesa Crémant da Alsácia fecharam a lista de medalhas, com uma prata cada.

Foram atribuídas medalhas a apenas 30% dos vinhos em competição, numa prova onde estiveram presentes espumantes oriundos das regiões portuguesas dos Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Távora Varosa, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Açores e Madeira, e França, Bélgica e Moldávia.

O júri, de 24 membros, constituído por docentes universitários, jornalistas, bloggers, enólogos, escanções e comerciantes de vinhos portugueses e de outros países europeus, selecionou 32 espumantes, que foram galardoados com medalhas de ouro e prata. Este ano, não foram atribuídas medalhas de Prestígio, alcançáveis para espumantes com 95 pontos ou mais em 100 na competição.

 

Concurso Brut Experience 2020

O Concurso Internacional Brut Experience 2020 decorreu no Holliday Inn Lisboa-Continental, em Lisboa, e classificou espumantes Brutos e Brutos Naturais, portugueses e do mundo, em prova cega, nas diversas categorias: Jovem, Reserva, Super Reserva, Grande Reserva e Grande Reserva Extra.

Por causa das regras de distanciamento social e para assegurar que o evento decorria em condições que assegurassem a saúde de todos os participantes, este ano, o concurso decorreu em três salas separadas, uma por cada mesa de júri.

Organizado pela Enóphilo, marca com histórico na organização de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa, Porto e Coimbra, o Brut Experience é uma experiência feita de vários momentos, um conceito que integra um evento de espumante, que não irá decorrer este ano devido à pandemia causada pela Covid-19, com um concurso internacional de espumantes.

Os criadores e responsáveis pela sua organização são José Miguel Dentinho, engenheiro de formação, jornalista de profissão e provador em vários concursos nacionais e internacionais, e Luís Gradíssimo, engenheiro de formação, enófilo e empreendedor, formador e organizador de eventos vínicos. Segundo a organização, “o Brut Experience pretende distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante“.

Telepizza

Grupo Telepizza passa a denominar-se Food Delivery Brands

Unilever

Unilever entra no canal de farmácia