in

Referência Multibanco é o método preferido dos portugueses para pagar compras online

Foto Shutterstock

Para efetuar o pagamento das compras online, a referência Multibanco (74%) continua a ser a forma de pagamento eleita dos consumidores portugueses.

Ainda que com uma ligeira descida comparativamente ao ano passado (menos três pontos percentuais), as transferências bancárias mantêm o segundo lugar (43%), avançam os dados do Observador Cetelem.

Confirmando os receios de fraude, os pagamentos no ato de entrega, que estavam no fim da tabela em 2018, aparecem agora em terceiro lugar, com 37% dos nacionais a assumir esta preferência. Seguem-se os pagamentos com cartão débito e de crédito, que reúnem cada um cerca de 20% das preferências dos consumidores portugueses que fazem compras online.

Novas formas de pagamento, como o Paypal e o MB Way, sofreram uma ligeira descida e reúnem, este ano, 23% das preferências, menos 5% que o ano passado.

Numa análise mais detalhada, verifica-se que os e-shoppers entre os 18 e os 24 anos de idade (52%) e residentes na região do Porto (65%) são os que mais preferem o pagamento através de referência Multibanco (52%). Já o pagamento em dinheiro no ato de entrega é mais escolhido por consumidores entre os 25 e os 34 anos e residentes no Norte e Centro do país (20%). O cartão de crédito parece ser mais utilizados pelos portugueses entre os 35 e os 44 anos e residentes no Norte de Portugal.

O estudo Observador Cetelem sobre as intenções de compra dos portugueses nos canais digitais aponta ainda que, entre os consumidores nacionais, cerca de 10% já subscreveram pela Internet produtos financeiros. Entre aqueles que reúnem maior preferência estão a subscrição de seguros (40%), seguros automóvel (24%), aplicações financeiras (24%), crédito pessoal (18%) e cartões de crédito (15%). Depósitos a prazo (3%) e a abertura de contas à ordem (9%) são os produtos menos subscritos através do canal online das instituições financeiras.

Publicidade

Publicidade

Vinhos do Dão regressam ao Porto

Frescos em destaque no Showroom de verão da Euromadi Portugal