A Reckitt Benckiser anunciou planos de vender a sua marca de cuidados com a pele E45, assim como submarcas relacionadas, à Karo Pharma por 236,4 milhões de euros, à medida que a fabricante britânica de bens de consumo muda o foco para áreas de maior crescimento.
A fabricante afirmou que as empresas geraram uma receita líquida combinada de 43 milhões de libras, no ano passado.
“À medida que mudamos de uma estratégia de crescimento liderada pela marca para uma estratégia de crescimento liderada pela categoria, estamos a concentrar-nos em categorias de alto crescimento com marcas que podemos estender para novos lugares e espaços para apoiar as nossas ambições de crescimento de médio prazo, incluindo crescimento de 4%-6% em Saúde (negócios)“, disse o CEO da Reckitt Benckiser, Laxman Narasimhan, em comunicado.
Num comunicado, a Karo Pharma disse que o negócio está estruturado como um contrato de opção de venda e, quando concluído, aumentará as suas operações no Reino Unido e fortalecerá a sua posição na categoria de dermatologia.
A Reckitt fornecerá serviço e apoio de produção para a Karo por um período limitado após a conclusão do negócio, que é esperado para o segundo trimestre de 2022, disse a Karo Pharma.
Categorias de alto crescimento
A empresa com sede em Slough tem reduzido o seu portfólio para se concentrar em categorias de alto crescimento, como desinfetantes e produtos de saúde, que tiveram um boom durante a pandemia de COVID-19.
Em fevereiro, a Reckitt vendeu o seu negócio de calçados Scholl para a empresa de private equity Yellow Wood Partners e, alguns meses depois, assinou um acordo para vender o seu negócio de fórmulas infantis na China por 2,2 mil milhões de dólares, à Primavera Capital Group.