in

Ravasqueira participa em campanha de recolha de rolhas de cortiça

Ravasqueira rolhas

A Ravasqueira é copromotora, com os produtores José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith, de uma campanha de sensibilização para o ambiente designada “Vinhos que vão bem com o ambiente”, que decorre desde 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a 31 de outubro. O objetivo desta campanha é o de dar uma nova vida às rolhas de cortiça usadas, através da sua reciclagem e reutilização, e de contribuir para a reflorestação do território nacional com árvores autóctones.

As empresas promotoras desta iniciativa de economia circular convidam os consumidores a participarem na campanha através de mini-rolhões que podem levar para casa para juntar as rolhas usadas. Quando o depósito estiver cheio, estes podem dirigir-se às superfícies comerciais aderentes à iniciativa e depositar as rolhas no rolhão presente junto ao espaço da campanha.

A entrega de rolhas é ilimitada e poderá ser realizada as vezes que os consumidores entenderem, até ao término da campanha. Por cada dez rolhas de cortiça recolhidas, uma árvore será plantada. “A sustentabilidade é uma prática diária na Ravasqueira, desde a vinha ao grupo. Estamos a proceder ao estudo da biodiversidade dos três mil hectares que compõem o monte, a definir as melhores práticas na vinha e na adega e a lançar as fundações de um compromisso real que prevê práticas cada vez mais defensoras do meio ambiente a diferentes níveis e transversais a todo o negócio. Esta é, por isso, uma iniciativa que copromovemos com gosto, com outros produtores de referência, e estamos convictos de que envolver o consumidor neste projeto é central para o seu sucesso”, refere Pedro Pereira Gonçalves, CEO da Ravasqueira.

 

Sustentabilidade

A Ravasqueira tem estado a investir e a adaptar as suas atividades a um modo de produção crescentemente sustentável. A adega tem o seu consumo energético fornecido em 39% por painéis fotovoltaicos de autoconsumo, desde o início deste ano. As necessidades de água para rega das vinhas provêm de reservas naturais localizadas na propriedade e são garantidas através de uma gestão racional e eficiente, recorrendo a medidores de humidade do solo e atendendo ao potencial hídrico das folhas de cada planta, maximizando o melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

Associada ao Green Cork, projeto coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Corticeira Amorim, esta campanha pretende contribuir para a reciclagem das rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta autóctone portuguesa.

O processo de reciclagem das rolhas usadas permite a sua reutilização numa variedade de produtos, desde revestimentos, produtos de design ou até em transportes, tão variados como o metropolitano de Lisboa a vaivéns aeroespaciais.

Após a contagem das rolhas reunidas nos cinco meses da campanha, uma equipa de vários colaboradores das várias empresas irá plantar as árvores, no dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone.

Cibercrime

Ameaças através de e-mail crescem 37% nos primeiros quatro meses do ano

Plataforma Faro Santos e Vale

Santos e Vale abre nova plataforma na região do Algarve