Quinta do Cardo
in

Quinta do Cardo apresenta quatro novas referências

A Quinta do Cardo acaba de apresentar quatro novas referências de perfil diferenciado.

Fundada em 1932, esta quinta tem nas suas castas e no seu terroir, com predominância de granito e solo argiloso, onde também é possível encontrar o xisto e alguns solos arenosos, o seu ativo, o que, aliado ao investimento e preocupação com a sustentabilidade, cria um perfil único de produção e de vinho.

Situada num planalto na Beira Interior, a Quinta do Cardo fica entre a paisagem protegida da Reserva Internacional do Douro e a aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Esta localização dá-lhe um carácter muito marcado pela resiliência.

 

Nova equipa

A quinta é, desde 2021, dirigida por uma nova equipa, liderada pelo produtor Artur Gama e pelo enólogo Jorge Rosa Santos, sendo que, como feitor e viticultor, se mantém Ermindo Coelho, que em 2022 somou 35 vindimas no planalto da Quinta do Cardo.

Enquanto os vinhos Quinta do Cardo Superiores brancos são resultado das vinhas com idades de 30 a 35 anos, os Quinta do Cardo Reservas Brancos têm uma média de idades de 45 anos. Os quatro vinhos da Quinta do Cardo atualmente no mercado são “vinhos de arquitetura depurada, com frescura, originais e autênticos, com brancos aromáticos e elegantes e tintos expressivos, com taninos secos e mais frontais”, descreve em comunicado.

 

Novas colheitas

O Quinta do Cardo Superior Branco é 100% Síria, de vinhas com uma média de idade de 35 anos. É um vinho fermentado em inox, que apresenta frescura e mineralidade. Tem muita acidez e complexidade, mas sobretudo prima pela elegância.

Relativamente ao Quinta do Cardo Reserva Branco, é feito com vinhas de 40 anos, fermentado parcialmente em barrica. É um vinho com profundidade, presença em boca, concentração e complexidade. A acidez está integrada pela fermentação em barrica, o que confere ao vinho uma cremosidade que faz com que tenha mais peso de boca e persistência.

O Quinta do Cardo Superior Tinto é um blend de Touriga Nacional, Touriga Francesa e Alicante Bouschet. É um vinho que procura ter um perfil de aromas primários, mais centrado na fruta.

Finalmente, o Quinta do Cardo Reserva Tinto 2019 é elaborado com Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Tinta Roriz, vindas de vinhas com 30 anos. A frescura é conferida pela altitude e o perfil aromático é clássico do terroir, onde as notas de cedro, fruta preta e bosque se destacam.

O Grande Reserva Branco e Grande Reserva Tinto serão lançados no primeiro trimestre de 2023.

 

Investimento

“No âmbito do projeto de exploração atual, foi já efetuado um novo investimento, tendo sido plantados 10 hectares de vinha Malvasia Fina, Síria e Fonte Cal, perfazendo agora um total de 79 hectares cultivados. Estamos a falar de algumas das vinhas mais altas de Portugal e esta altitude permite apresentar vinhos com muita frescura, mineralidade, elegância e acidez. A ideia passa por aprofundar a dimensão da sustentabilidade,e valorizar o contexto extraordinário que a Beira Interior tem para a exploração vinícola”, assume Jorge Rosa Santos, enólogo da Quinta do Cardo.

Artur Gama, produtor, adianta que, quando entrou na Quinta do Cardo, foi o silêncio, a natureza e a relação das pessoas com a terra que mais o marcaram. “Desde esse primeiro momento, acreditei que podíamos trazer algo de novo a um projeto nascido em 1932 e dentro de uma lógica sustentável. Parte deste esforço para relançar esta histórica quinta passa, precisamente, por conseguir conjugar o passado e a história das nossas vinhas, com as pessoas e a região da Beira Interior”.

Hair Drink

Garnier Fructis apresenta Hair Drink

Kiabi

Vendas da Kiabi crescem 10%