in

“Queremos ser um parceiro para o cliente ‘corporate’”

Carlos Caiado, General Manager do master franchise SIXT em Portugal
Carlos Caiado, General Manager do master franchise SIXT em Portugal

Grande Consumo - Branded Content

 

Carlos Caiado, General Manager do master franchise SIXT em Portugal, aborda os fatores que têm contribuído para o crescimento contínuo da empresa e de que modo esta está apostada numa oferta global de soluções de mobilidade, soluções estas cada vez mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis, sempre focada na prestação de um serviço de excelência e personalizado.

 

Grande Consumo – A SIXT tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos. Pode partilhar connosco alguns dos principais fatores que impulsionaram esse crescimento no mercado nacional de aluguer de carros?

Carlos Caiado O crescimento da SIXT, nos últimos anos, pode ser explicado pela ambição que a equipa de gestão colocou no crescimento da marca em Portugal, com a aposta num serviço premium de qualidade, fruto do investimento efetuado em pessoas, processos e frota.

Claro que o facto do turismo ter crescido fortemente em Portugal também ajudou.

A SIXT tem procurado inovar no mercado e alargar a sua presença geográfica, a nível nacional. Também tem apostado fortemente em campanhas de comunicação que aumentaram fortemente a sua notoriedade no nosso país.

 

GC – Recentemente, a SIXT abriu seis lojas a nível nacional, possuindo agora 30 em todo o país. Quais são os planos da SIXT para expandir, ainda mais, a sua presença no mercado nacional? Podemos esperar a abertura de novas lojas em breve?

CC A SIXT tem uma forte presença nas principais cidades e aeroportos, mas necessita ainda de se expandir para outras zonas do país, por forma a responder aos pedidos crescentes dos nossos clientes “corporate” e também ao crescimento do turismo no interior e ilhas. Vamos continuar, assim, a abrir novas lojas onde não tenhamos presença e onde faça sentido estarmos diretamente ou através de agentes.

 

GC – A inovação é uma parte fundamental do sucesso nos negócios. Como a SIXT tem inovado nos seus serviços e tecnologia para melhor atender aos clientes?

CC A SIXT tem inovado nos produtos, serviços e tecnologia, ao longo do tempo. Oferece hoje uma app bastante completa e um website moderno, onde é possível o cliente digitalizar completamente a sua interação e aceder a várias opções de mobilidade. Tem a possibilidade de alugar veículos automóveis, mas também (nalguns países) de solicitar um táxi, alugar uma trotinete, partilha de meios, etc.

A tecnologia é hoje um “driver” muito importante neste negócio e a SIXT pretende dar aos seus clientes um vasto leque de opções, transformando a sua app numa “one-stop-shop” para a mobilidade.

 

GC – Pode falar-nos sobre as soluções e serviços específicos que a empresa oferece para atender às necessidades das empresas?

CC Para o segmento Corporate, temos soluções de aluguer de veículos particulares e comerciais, de curto e longo prazo tradicionais, mas também temos a capacidade de construir soluções à medida dos nossos clientes, onde se incluem proteções e gestão da frota. Estamos também a oferecer um serviço de “carsharing” dentro das empresas, para clientes que pretendam gerir frotas internas em “pool”.

Queremos ser um parceiro para o cliente “corporate”, que o acompanha e o ajuda no dia-a-dia. Para isso, disponibilizamos Key Accounts que se preocupam em acompanhar o cliente e aconselhá-lo a cada passo. Para a SIXT, esta proximidade com o cliente é chave e personifica a qualidade de serviço que dá aos seus clientes.

 

Sixt rent a car

GC – Há alguma novidade em produtos ou serviços que a SIXT planeie lançar num futuro próximo?

CC A SIXT está a lançar o Carsharing, neste momento, para empresas que queiram gerir uma “pool” de veículos com os seus colaboradores internos. Pensamos que existe aqui uma oportunidade de negócio para as empresas que têm frotas grandes e necessitem de ter veículos sempre disponíveis para os colaboradores se deslocarem pontualmente em serviço.

Pretendemos, em breve, disponibilizar aos nossos clientes “corporate” veículos refrigerados e alguns com algumas adaptações especiais desenhadas para determinados segmentos de negócio.

O serviço Luxury, para clientes que pretendam um atendimento personalizado e carros únicos, está também a dar os primeiros passos. Queremos oferecer uma experiência extraordinária e diferente a clientes que queiram experimentar conduzir veículos de luxo de grandes marcas, com o serviço de excelência. Temos já neste momento uma das maiores frotas de veículos Porsche do país disponível para os clientes que queiram alugar com uma experiência de excelência.

 

GC – Como é que a SIXT está a acompanhar as tendências do mercado automóvel, adaptando-se às mudanças nas preferências dos consumidores?

CC Os clientes querem cada vez mais soluções de mobilidade que sejam convenientes, flexíveis, instantâneas e, ao mesmo tempo, personalizadas. Os clientes querem também estar associados a marcas fortes e dinâmicas, que estejam elas também alinhadas com valores de sustentabilidade.

Nesta perspetiva, a SIXT está a oferecer, nas suas plataformas digitais, produtos de grande flexibilidade e personalização aos clientes. Exemplo disso é o aluguer de subscrição para particulares, que é uma alternativa ao ALD tradicional, mas sem a obrigatoriedade de um compromisso de longo prazo.

Também temos procurado integrar nas nossas plataformas digitais outras opções de mobilidade externas (trotinetes, táxi, etc.), que possam complementar a experiência do cliente e retê-lo. O cliente pode hoje efetuar todas as suas reservas via digital (app), de forma transparente, sem ser necessário perder tempo a procurar na web ou a ter de se deslocar a um balcão físico.

 

GC – A sustentabilidade é uma preocupação crescente para muitas empresas, principalmente nos últimos anos. Qual é a abordagem da SIXT em relação a veículos mais ecológicos e práticas de aluguer sustentáveis?

CC Estamos a investir não só nos veículos, como também em sistemas de painéis solares nalgumas localizações para reduzir os custos energéticos e aumentar a sustentabilidade. Temos programas de poupança de água, com a possível introdução de lavagens ecológicas a seco.

Relativamente à combustão dos veículos, estamos a transitar cada vez mais para veículos 100% elétricos. Já temos uma parte significativa da nossa frota com sistema Plug-in e estamos a crescer nos veículos 100% elétricos também. Oferecemos atualmente aos nossos clientes “corporate” viaturas a GPL, que são menos poluentes e têm menos consumo.

À medida que a infraestrutura de carregamento for aumentando, a frota elétrica irá acompanhar este movimento. Em 2030, prevemos que mais de 50% da nossa frota seja 100% elétrica e a restante será plug-in. Em 2030, os veículos só a combustão já terão desaparecido da frota.

Também reduzimos a pegada ecológica através da completa digitalização dos contratos. Os clientes hoje já não necessitam de ter contratos em papel. Todo o processo de check-in e check-out está totalmente digitalizado.

 

GC – A SIXT é conhecida pela sua qualidade de serviço. Como é que a empresa mantém padrões elevados de atendimento ao cliente, à medida que cresce?

CC Um constante foco na formação dos seus colaboradores, em todos os aspetos relacionados com a qualidade do serviço, a melhoria constante dos processos internos e o constante contacto com os seus principais parceiros, que impactam diretamente com a experiência do cliente.  A consistência na qualidade de serviço é chave, mas simultaneamente um grande desafio, à medida que a organização cresce. A auscultação permanente aos nossos clientes sobre a qualidade do serviço garante-nos que continuamos a melhorar. O foco no acompanhamento do cliente, em todo o processo de aluguer, é para nós crucial para garantir um serviço de excelência personalizado. O cliente é a nossa razão de existir!

 

GC – Como é que a SIXT vê o seu papel na evolução do mercado de aluguer de automóveis e no sector de mobilidade como um todo nos próximos anos?

CC O mercado de turismo em Portugal vai continuar a expandir nos próximos anos, bem como a procura pelo segmento Corporate de soluções flexíveis face a um mundo VUCA. A SIXT pretende continuar a crescer com o turismo e ganhar mais quota no mercado nacional, seja no turismo ou no Corporate.

Na SIXT, vemos o nosso papel no contributo para um mundo ambientalmente mais equilibrado, através do desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis, onde os clientes tenham acesso a um leque de opções adequadas às suas necessidades, com qualidade e a preços competitivos.

Este artigo foi publicado originalmente na edição N.º 83 da Grande Consumo

Nestlé combustível

Nestlé Portugal recorre a combustível de origem renovável para camiões de logística

Gleba Granolas

Gleba lança gama de granolas