A empresa de análise de dados Euromonitor International revelou as suas Principais Tendências Globais de Consumo 2025, destacando as cinco principais tendências que explicam a evolução do comportamento dos consumidores.
O relatório ilustra como diferentes gerações estão a impactar a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades, e como as empresas estão a adaptar-se às mudanças nos hábitos dos clientes.
Numa realidade moldada pelo custo de vida, atributos ecológicos e expectativas de bem-estar, estas tendências estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastar. Procuram produtos e serviços que sejam fiáveis, fornecendo soluções direcionadas e de longo prazo. Priorizar a inovação e a lealdade nas estratégias de negócios será essencial para lidar com a evolução do comportamento do consumidor e impulsionar o crescimento”, defende Stella Vatcheva, senior head of practice innovation naEuromonitor International.
Tendências
Planos de Saúde, Carteiras mais Inteligentes, Eco Lógica, Foco Filtrado e IA Ambivalente são as cinco tendências apontadas pela Euromonitor.
A primeira, Planos de Saúde, assenta no facto dos consumidores terem como principal objetivo ter uma vida mais saudável por mais tempo. 52% dos consumidores acredita que, nos próximos cinco anos, será mais saudável do que atualmente.
A segunda tendência, Carteiras Mais Inteligentes, mostra como os consumidores planeiam poupar mais dinheiro, como parte de seus hábitos de consumo, enquanto as decisões de compra são estratégicas e intencionais. Apenas 18% disse fazer compras por impulso em 2024.
Eco Lógica, a terceira tendência, sublinha que as opções sustentáveis não só permanecem uma decisão consciente baseada em valores pessoais, mas também em evidências tangíveis e nos benefícios que esses produtos oferecem em relação às necessidades dos clientes. No segundo trimestre de 2024, o número de SKUs online com reivindicações de sustentabilidade em 11 sectores de FMCG e 25 países era de cinco milhões.
Paralelamente, os clientes sentem-se inundados de notificações e rodeados de infinitas escolhas, pelo que querem passar menos tempo à procura do que precisam. É nisto que assenta a quarta tendência, Foco Filtrado, ilustrada pelo facto de 42% dos consumidores ter feito compras via “livestreaming”, porque as características do produto ou serviço eram mais fáceis de entender através deste canal.
Finalmente, a quinta e última tendência, IA Ambivalente, mostra como a crescente adoção da inteligência artificial levou ao ceticismo, uma vez que os consumidores e as entidades reguladoras salientaram preocupações quanto a defeitos na produção.No entanto, não estão a virar as costas para a tecnologia. Em contrapartida, avaliam os prós e contras. 43% dos consumidores considerou a IA generativa uma fonte confiável de informação.