in

Protocolo entre a Milaneza e NOVA Medical School vai estudar impacto do consumo de massa no índice glicémico

Dia Mundial das Massas

A Milaneza celebra o Dia Mundial das Massas com a assinatura de um protocolo com a NOVA Medical School (NMS). Esta parceria tem como base uma investigação sobre a relação entre o consumo de massa e índice glicémico nos portugueses.

A investigação, conduzida pelos alunos do mestrado integrado em Medicina e da licenciatura em Ciências da Nutrição vai estudar características dos hidratos de carbono e o seu impacto nos níveis de glicemia.

 

Massas

As massas alimentícias estão presentes no grupo dos cereais e derivados e tubérculos da Roda da Alimentação Mediterrânica, grupo responsável por fornecer cerca de 28% da energia total diária recomendada, sendo um excelente fornecedor de hidratos de carbono e fibra, se se optar pelas versões integrais. “A ingestão de fibra tem vários benefícios, como a redução do colesterol e da pressão arterial, mas uma das grandes vantagens é a sua contribuição para a diminuição do índice glicémico. Quanto menor o valor de índice glicémico, menor o efeito na subida do açúcar no sangue (após ingestão dos alimentos). Este dado pode ajudar-nos a selecionar alimentos cujo aporte de fibra ajude a controlar o teor de açúcar no sangue. É, por isso, importante analisar os hábitos de consumo e adotar estratégias que tenham impacto positivo na saúde”, afirma Margarida Bacelar, responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento da Cerealis.

Já Conceição Calhau, coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, refere que “os estudantes do mestrado integrado em Medicina e da licenciatura em Ciências da Nutrição envolvidos em estudos clínicos na área da nutrição podem capacitar a indústria e completar a sua missão de fornecer mais informação sobre o impacto no consumo. Os estudantes da licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS terão, ao longo da sua formação pré-graduada, contacto com temas relevantes para a indústria, desde indicadores de saúde, tecnologia associada à produção de produtos com maior interesse nutricional, assim como na análise do impacto do seu consumo em parâmetros clínicos”.

O Dia Mundial das Massas assinala-se no mês do Dia Mundial da Alimentação e do Dia da Menopausa, datas que são uma oportunidade para alertar para a importância de se fazerem refeições de baixo índice glicémico. No caso da menopausa, por exemplo, sabe-se que mulheres com padrão de refeições de elevado índice glicémico, muito associado à resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes, possuem níveis mais elevados de estrogénios, mais rapidamente esgotam os oócitos e, por isso, ficam em maior risco de menopausa precoce.

Portugueses encomendam dobro da massa do ano passado

sport zone

Sport Zone agora é marketplace