in

Massa enriquecida com fibra aveia com melhor impacto na glicemia

Um estudo desenvolvido pelos alunos da licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Cerealis, concluiu que o esparguete enriquecido com fibra de aveia tem menor impacto na glicemia após a refeição, comparado com o consumo de uma massa sem fibra.

O objetivo da investigação foi identificar o impacto na glicemia (concentração de açúcar no sangue) de uma nova fórmula de esparguete, com maior teor de fibra, e os resultados foram positivos. A fibra permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de glicemia.

 

Menos fibra, maior risco de doença cardiovascular

A evidência científica mostra que o baixo consumo de fibra está associado a um maior risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, cancro, entre muitas outras doenças crónicas. Em Portugal, dados recentes mostram que mais de 75% da população não atinge as recomendações diárias de consumo de fibra.

Este estudo, desenvolvido em parceria entre a NMS e a Cerealis, envolvendo estudantes saudáveis de nutrição e de medicina, evidencia “a importância da inovação alimentar, baseada na ciência, que possa contribuir para mais saúde. Concretiza-se, assim, a translação da ciência ao serviço da criação de valor, criação de novos produtos, com validação científica”.

 

Dia Mundial das Massas

Esta terça-feira, dia 25 de outubro, assinala-se o Dia Mundial das Massas, um alimento natural que pertence ao grupo dos cereais, derivados e tubérculos e um dos grupos com maior expressão na roda da alimentação mediterrânica. “Com uma enorme versatilidade gastronómica, é um alimento adequado para todas as gerações e consumido em diversas culturas. Nas porções adequadas e quando inserida numa alimentação equilibrada, completa e variada, apresenta benefícios para a saúde e deve fazer parte do nosso dia alimentar”.

cerveja artesanal

Orçamento do Estado discrimina a cerveja

Internet

40% da vida de um utilizador base de Internet é passado online