Oiça este artigo aqui:
Ainda que entre as três opções de poupança mais populares, apenas 45% das pessoas recorre a promoções de supermercado como estratégia de poupança, revela um estudo realizado pela Gestlifes.
Os fundos de emergência e as contas poupança são as opções mais populares na hora de poupar. Foram selecionadas por, respetivamente, 58% e 53% dos inquiridos. Seguem-se, então, as promoções.
Estratégias de poupança
As aplicações focadas em poupança (43%) e a acumulação de dinheiro na conta à ordem (33%) fecham o top 5 de estratégias com maior adesão. Segue-se o recurso a cupões, opção selecionada por 24% dos inquiridos, exatamente a mesma percentagem que indica ter dificuldades nos pagamentos mensais das despesas.
Ainda assim, 84% dos inquiridos revela ter hábitos de poupança e, destes, 30%, indica ser orientado por metas.
Literacia financeira
Para além dos hábitos e principais estratégias de poupança e das dificuldades no pagamento de despesas, o inquérito avaliou também a literacia financeira dos portugueses, nomeadamente, como consomem informação sobre poupança, finanças e investimentos. Os grandes meios de comunicação social nacionais, o YouTube e os pequenos-médios blogues são os principais meios utilizados para consumo de informação sobre finanças, poupanças e investimentos. Seguem-se os meios internacionais. As redes sociais e conteúdo das marcas de fintech encontram-se entre os últimos lugares da lista.
Sobre as estratégias de investimento de dinheiro, o estudo revela que os mercados financeiros e as criptomoedas são as formas de investimento mais populares.
Os dados apresentados resultam de um inquérito aleatório online sobre gestão de finanças pessoais realizado pela Gestlifes, intermediadora de crédito online com atuação nacional. O objetivo foi perceber como é que os portugueses gerem as suas finanças pessoais num contexto económico que se tem vindo a agravar de forma negativa, assim como consomem informação e desenvolvem a sua literacia financeira.