Depósito TransforMAR
in

Projeto TransforMAR retira mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas

Desde o seu lançamento, em 2018, que o TransforMAR já retirou mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas, assumindo o compromisso na promoção a economia circular, através da transformação do material em benefícios diretos para a comunidade, nomeadamente, em aparelhos para a prática de atividade física e mobiliário urbano, entregues às câmaras municipais das praias aderentes, na primeira e segunda edições (2018 e 2019), e em donativos para instituições sociais, na quarta e quinta edições (2020 e 2021).

Nesta sua última edição, o TransforMAR, conseguiu retirar mais de 50 toneladas de plástico das praias portuguesas, evitando que o seu destino final fosse o mar, os rios e os lagos. A iniciativa esteve presente em 15 praias marítimas e cinco praias fluviais, de norte a sul do país, entre os meses de julho e setembro, através da disponibilização de um depósito próprio para colocação dos resíduos de plástico e metal produzidos pelos veraneantes.

Durante todo o ano, nomeadamente fora da época balnear, e em parceria com a Brigada do Mar, que se juntou ao TransforMAR em 2020, foram realizadas mais 30 ações de limpeza em praias e também em zonas não concessionadas.

Para Elena Aldana, diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “o TransforMAR está totalmente alinhado com o compromisso do Lidl em prol da redução e reutilização do plástico, numa lógica de economia circular. Acreditamos que é igualmente um projeto inovador na forma como transforma este resíduo num benefício para a comunidade, outras das nossas principais preocupações, em prol da qual trabalhamos todos os dias”.

 

Plástico convertido em donativos

O plástico recolhido nesta edição será convertido em donativos que visam apoiar projetos locais de impacto ambiental de 20 instituições sociais selecionadas pelas autarquias onde o TransforMAR esteve presente.

Promovido pelo Lidl Portugal e pelo Electrão, em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), este projeto tem como objetivo sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Redmi Note 11 Pro 5G

Redmi Note 11 já disponível em Portugal

online

Transformação digital vai representar 50% de todo o investimento em TIC até final de 2025