in

Procura por mochilas e computadores portáteis cresce no regresso às aulas

Foto Shutterstock

O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma ao nível europeu, incluindo Portugal, no qual analisa a procura e oferta por artigos relevantes para o regresso às aulas, no período entre agosto e setembro, em comparação com o período homólogo de 2020, com foco em várias categorias de artigos. A análise dos artigos de eletrónica demonstra que, ao nível da oferta, houve um crescimento de 14% nos computadores portáteis e de 3% nos tablets e e-readers, ainda que a oferta de smartphones tenha demonstrado uma quebra de -5% em relação ao período de regresso às aulas do ano passado.

Apesar do aumento por procura de portáteis (8%), verifica-se um ligeiro decréscimo na procura por smartphones de 12% e na procura por tablets e e-readers de 4%.

Nos artigos diretamente relacionados com a escola ou o estudo, houve um aumento de 68% na procura por mochilas, que estão no top dos artigos mais procurados, juntamente com as sapatilhas. Relativamente aos preços médios de alguns artigos anunciados, destacam-se as cadeiras e secretárias (29 euros e 157 euros, respetivamente), sapatilhas (33 euros), tablets (90 euros), computadores portáteis (65 euros) e smartphones (22 euros). “Com o regresso às escolas e o fim da telescola, uma realidade com a qual convivemos no ano passado, mas que já não se irá aplicar da mesma forma este ano, é normal que alguns artigos de utilização diária, como as mochilas e as sapatilhas, voltem a ser prioritários para as famílias com crianças em idade escolar. As tendências de consumo acabam por ir ao encontro de cada realidade e de cada contexto, o que se volta a verificar com os dados analisados nesta ‘rentrée’ escolar”, considera Sebastiaan Lemmens, CEO do OLX Portugal, Roménia e Bulgária.

 

Outras áreas

Noutras áreas, a Playstation 4, a Nintendo Switch e a Playstation 5 ocupam o top 3 dos artigos mais pesquisados na eletrónica de entretenimento.

Na categoria do mobiliário, os artigos mais procurados foram as camas duplas, os sofás e os armários.

Publicidade

DIA Portugal

Vendas do Grupo DIA em Portugal caem 8,7%

Oktober Edition

Super Bock lança nova edição limitada Oktober Edition