in

Principais tendências para as marcas em 2022

Team Lewis, agência global de marketing, divulgou o seu mais recente guia de tendências, desenvolvido em parceria com a empresa de estudos de mercado GWI. O estudo “Marketing in 2022: Multi-Moment Audience” analisa o processo de evolução das audiências e as alterações que a pandemia tem trazido ao atual multiverso de marketing, com dados que abrangem os mercados de Portugal, Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hong Kong, Itália, Malásia, Países Baixos, Reino Unido e Singapura 

Já não basta tentar alcançar o público com uma única mensagem, repetida o maior número de vezes possível,” comenta Simon Billington, Executive Creative Director da Team Lewis. “As expectativas dos consumidores relativamente à interação com uma marca são claras. Querem ver um trabalho criativo único que lhes chame a atenção e lhes chegue de forma personalizada. A complexidade da mensagem e o meio através do qual é entregue são fundamentais para o sucesso.” 

 

Mudanças 

Com o aumento do tempo de ecrã” e a posse de mais dispositivos, para além da utilização desenfreada das redes sociais e das preocupações crescentes em torno da privacidade, as audiências de hoje têm uma vontade crescente de influenciar o mundo à sua volta.

 Estas mudanças apontam para três temas centrais, abordados no estudo: é necessário acabar com a monotonia para evitar a “imunidade” ao marketing, compreender como a disposição e o estado de espírito afetam os consumidores e explorar as suas principais motivações para promover relações mais significativas. 

 

Algumas das principais conclusões são: 

  • Tempo dedicado a ecrãs 

O “screen time”Q continua a aumentar na maioria dos países, exceto na Austrália, Malásia, Singapura e Estados Unidos. Em Portugal, o tempo médio de ecrã é de 7h57 diárias, tendo aumentado, significativamente, em relação a 2019 (6h42) e 2020 (7h17). Os consumidores de Hong Kong e da Malásia passam mais tempo nos seus smartphones do que nos seus PCs, portáteis e tablets.

 

  • Posse de dispositivos 

Globalmentecada pessoa tem, em média, pelo menos três dispositivos. Os portugueses possuem, em média, 2,95 dispositivos. Na Malásia, os consumidores possuem, em média, menos de três dispositivos, mas são quem mais tempo passa na Internet. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e Itália estão acima da média global no que toca à posse de dispositivos 

 

  • Utilização das redes sociais 

Os portugueses utilizam, em média, 3,5 plataformas diariamente. A média da Europa Ocidental é inferior a três plataformas por dia. Os países da região APAC utilizam, em média, quatro plataformas diariamente. 

 

  • Postura em relação à privacidade 

A nível global, a maior preocupação dos consumidores é o modo como as empresas utilizam os seus dados pessoais online (39%), seguida por uma preferência por manter o anonimato online (34%). 

 

  • Panorama atual do marketing  

Principais canais: os websites ainda estão no topo: 56% dos inquiridos visitou o website de uma marca no último mês. As newsletters ainda são eficazes: 26% das pessoas leem e-mails ou newsletters de marcas. 

Expectativas dos consumidores: os consumidores querem, unanimemente, que as marcas sejam de confiança, autênticas e inovadoras. 

A ascensão do áudio: nos últimos três anos, registou-se um aumento do consumo de serviços de streaming de música e podcasts. Os portugueses recorrem a serviços de streaming durante, em média, 1h04 diárias, outro aumento em relação a 2019 (51 minutos) e a 2020 (1h). Também passam 29 minutos diários a ouvir podcasts, um aumento de quatro minutos em relação ao ano passado. A Austrália e Singapura são os países com maior crescimento do streaming de música e consumo de podcasts, em comparação com o ano passado. 

Ceticismo em relação às redes sociais: apenas 23% dos consumidores a nível global acredita que as redes sociais são boas para a sociedade. A Malásia é o país mais otimista em relação às redes sociais, com 40% dos inquiridos a considerar que estas existem para fazer o bem.

Publicidade

Mimosa Proteína

Mimosa reforça gama Proteína com lançamento do novo Quark

Huawei P50 Pocket Premium Edition

Huawei P50 Pocket Premium Edition chega a Portugal