in

Prestes a arrancar a competição mais seguida no mundo do desporto

Foto arrarorro/Shutterstock

Quando o Qatar e o Equador derem o pontapé de saída, dando início ao Campeonato do Mundo da FIFA de 2022, no domingo, dia 20 de novembro, marca também o arranque daquela que é a competição mais seguida no mundo do desporto.

De acordo com a FIFA, a audiência média dos 64 jogos no Mundial de 2018, na Rússia, foi de 191 milhões. De acordo com a Statista, é significativamente mais do que as estimativas para a visualização televisiva do Super Bowl, que este ano ficou ligeiramente abaixo dos 100 milhões nos Estados Unidos da América, mais cerca de 30 a 50 milhões em todo o mundo.

A Statista sublinha que não é da final do Campeonato do Mundo de que se está a falar, mas de cada um dos 64 jogos disputados ao longo de um mês. “A final está noutro nível, com o confronto de 2018 entre a França e a Croácia a atrair uma audiência média de 517 milhões de pessoas, uma vez que a cobertura em direto do jogo atingiu mais de mil milhões de pessoas no total”.

Desporto global

Olhando para o alcance global do Campeonato do Mundo da FIFA, até “envergonha” o dos Jogos Olímpicos. Em 2018, estima-se que 3,56 mil milhões de pessoas assistiram a, pelo menos, um minuto de cobertura do Mundial na TV linear ou através de canais digitais, contra 3,05 mil milhões para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e 2,01 mil milhões nos Jogos de Inverno de Pequim 2022.

E a Rússia 2018 não foi caso único nesse aspeto: o Mundial no Brasil em 2014 atingiu números semelhantes, assim como o da África do Sul, em 2010. “A verdade é que o futebol é, realmente, um jogo global, jogado e seguido por todo o mundo como nenhum outro desporto. Ainda não é claro se a controversa decisão de atribuir o Campeonato do Mundo de 2022 ao Qatar irá afetar o alcance do evento, mas as sondagens sugerem que, críticas à parte, centenas de milhões de adeptos de futebol vão sintonizar-se assim que a bola estiver a rolar”.

Eletrodomésticos

27% dos grossistas de eletrodomésticos encontra-se em risco de incumprimento

Green Friday IKEA

Green Friday da Ikea incentiva a vender em vez de comprar