in

Presidente da Mercadona reinveste 70 milhões provenientes de salários e dividendos na reativação da economia

O presidente da Mercadona, Juan Roig, reinvestirá, este ano, 70 milhões de euros provenientes do seu vencimento pessoal à frente da rede de supermercados e dos dividendos na reativação da economia espanhola e, particularmente, na valenciana, bem como no trabalho social e mecenato, num contexto marcado pela crise de saúde provocada pela Covid-19.

Em concreto, Juan Roig vai destinar à sociedade a sua remuneração de 9,7 milhões de euros, em 2020 (quase cinco milhões de euros após deduzidos os impostos), bem como o dividendo recebido por conta dos resultados da cadeia (69 milhões de euros).

 

Projeto Legado

No ano passado, a rede de supermercados distribuiu um dividendo de 129,55 milhões de euros, o mesmo montante de 2019, dos quais 69 milhões de euros correspondem a Juan Roig através da sua sociedade de participações Inmo Alameda, que tem uma participação de 50,66% na Mercadona. Tanto Juan Roig como a sua esposa, Hortensia Herrero, vice-presidente da Mercadona, proprietários de 80% do capital da cadeia, reinvestem uma parte dos dividendos e do seu património pessoal através do Projeto Legado, nas suas diferentes iniciativas. Em 2020, o casal decidiu reinvestir uma parte significativa dos dividendos obtidos através da sua participação na Mercadona para ativar a economia produtiva e social, durante a pandemia Covid-19. Este ano, preveem aumentar este investimento em mais de 40%, até aos 100 milhões de euros.

Este projeto teve início em 2012 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade através do apoio ao empreendedorismo, formação, arte, cultura e mecenato desportivo.

Na apresentação dos resultados da cadeia de supermercados, Juan Roig destacou que os empresários têm que “gerar lucro para reinvestir e partilhar com o meio envolvente”. Através da Marina de Empresas, Juan Roig conseguiu criar o maior ecossistema de talento, inovação, liderança e empreendedorismo do Mediterrâneo. Com um investimento acumulado de 97 milhões de euros desde o seu arranque, cinco dos quais correspondentes a 2020, a Marina de Empresas engloba todas as fases de arranque de uma empresa.mPossui três eixos diferentes: a EDEM, universidade e escola de negócios para formação empresarial; a Lanzadera, um acelerador que dá suporte a startups; e a Angels, empresa que investe em líderes empreendedores.

 

Mecenato

O Projeto Legado também está comprometido com o mecenato desportivo, que é orientado através da Fundação Trinidad Alfonso e que investiu 14,9 milhões de euros, em 2020, para tornar a comunidade valenciana numa referência mundial no campo do desporto, e a LICAMPA 1617, que irá canalizar 220 milhões de euros nos próximos anos para construir e lançar o Casal España Arena de Valência.

Ao mesmo tempo, Juan Roig continuou a consolidar o Valencia Basket Club, masculino e feminino, como um dos principais clubes de basquetebol europeu, e outro dos seus projetos, L’Alqueria del Basket, como o maior e mais moderno centro de treino de basquetebol da Europa.

Já Hortensia Herrero presidente à fundação homónima, através da qual fomenta o mecenato artístico e cultural. Em 2020, continuou a proteger e recuperar o património artístico e cultural da cidade de Valência, com um investimento de 14 milhões de euros. Atualmente, está envolvida na construção do que será o futuro Centro de Arte Hortensia Herrero.

 

LG Portugal - Telepresence @TiagoMaya @Visualarts

LG Portugal aposta na transformação digital com serviço remoto de apoio ao cliente

Uber

Uber anuncia investimento para acelerar mobilidade sustentável em Portugal