in

Pré Black Friday: portugueses pouparam 21,7 milhões de euros na última semana

Foto Shutterstock

Na última semana, os portugueses pouparam cerca de 21,7 milhões de euros, revela uma análise do comparador de preços e marketplace KuantoKusta à atividade dos utilizadores entre 14 e 20 de novembro.

Só por compararem os preços, os consumidores conseguiram uma poupança média de cerca de 39 euros por encomenda.

No período em análise, o comparador revela que registou um aumento de 20% no número de visitas, face ao período anterior, o que se traduziu em 1.723.064 produtos pesquisados para comparação de preços e 558.390 encomendas realizadas no marketplace e lojas parceiras.

 

Maior cautela

Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta, acredita que, devido à redução do orçamento disponível dos portugueses, fruto da guerra e da inflação, os consumidores passaram a ser mais cuidadosos na hora de gastar. “Toda esta situação socioeconómica levou os consumidores a estarem mais atentos na hora de desembolsar e a direcionar as compras para produtos mais essenciais, sem deixar de piscar o olho, por exemplo, à Playstation 5 ou aos últimos modelos de iPhone”.

Numa análise à diferença de preços praticados nos produtos mais procurados, as oportunidades de poupança para o utilizador podem ultrapassar os 25%. É em produtos de gaming (Nintendo Switch e Comando Dual Sense PS5) que as percentagens são mais elevadas. Por exemplo, no caso da Nintendo Switch OLED 64GB White, a diferença entre o preço médio praticado e o preço mais baixo identificado pelo KuantoKusta é 102,07€ euros, o que equivale a 26,72%.

No caso das TVs, a percentagem de variação entre o preço mínimo e preço médio dos produtos chega aos 18%. No caso do artigo mais caro da lista, a TV LG 65″ C2 OLED Evo Smart TV 4K, a oportunidade de poupança para o utilizador é de 323,63 euros, que em percentagem corresponde a 16,6% de diferença entre o preço mínimo e o preço médio.

 

Procura por eletrodomésticos dispara

No top das categorias com maior aumento de procura, na semana de 14 a 20 de novembro, o destaque foi para os eletrodomésticos essenciais para a casa. Em 10produtos, dez estão enquadrados nesta categoria. Máquinas de secar a roupa (com um aumento da procura de 195,99%, face ao período anterior), exaustores (163,04%) e fritadeiras (134,40%) estão no pódio dos mais procurados.

Da lista, destacam-se ainda os produtos de imagem e som – auriculares (125,79%) e televisores/TV LED-LCD (122,34%), assim como produtos de informática – monitores para PC (118,04%) e tablets (+100,05%).

“Mas o destaque, e a diferença em relação a anos anteriores, está nos produtos não tecnológicos, que surgem na lista. No caso dos perfumes, por exemplo, surgem na oitava posição e têm um incremento da procura face à semana anterior de mais de 100%, o que denota a preocupação com as compras de Natal”, explica Ricardo Pereira.

Ainda no top 20, e os cremes de rosto (91,36%) e a ração seca (65,72%) tiveram um aumento expressivo da procura na semana em análise.

 

11_LSF_inauguracao

Luís Silvério & Filhos inaugura unidade industrial de Valado dos Frades

Vencedores Prémio Intermarché Produção Nacional

Prémio Intermarché Produção Nacional premeia produtores sustentáveis e inovadores