in

Portugueses lideram intenções de compra de veículos elétricos na União Europeia

Quando questionados sobre as suas intenções de compra, 84% dos compradores de automóveis em Portugal afirma querer comprar veículos elétricos ou híbridos. Este número é 68 pontos percentuais superior à percentagem dos que afirmam preferir um veículo a gasolina ou a gasóleo (16%). Mais concretamente, 40% dos inquiridos compraria um veículo híbrido e 44% optaria por um veículo elétrico.

Estes são alguns dos resultados apresentados no Inquérito sobre o Clima 2021-2022, publicado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), o braço financeiro da União Europeia e o maior financiador multilateral de projetos de ação climática em todo o mundo.

>@EIB

Em Portugal, os compradores de automóveis maiores de 65 anos estão particularmente interessados em adquirir um veículo elétrico (47% das pessoas com 65 ou mais anos optaria por um veículo elétrico), enquanto os jovens tendem mais para a compra de um veículo híbrido (45%).

Os veículos elétricos figuram também como primeira escolha das pessoas entre os 30 e 64 anos (45% dos inquiridos de meia-idade optaria por um veículo elétrico, ou seja, mais oito pontos percentuais do que na faixa etária abaixo dos 30 anos).

Em contrapartida, os veículos a gasolina ou a gasóleo são a opção menos escolhida em todas as faixas etárias em Portugal.

Simultaneamente, 10% da população portuguesa afirma não ter nenhum veículo neste momento, nem ter intenções de comprar um (três pontos percentuais abaixo da média da União Europeia).

O facto de 84% dos compradores de automóveis em Portugal pretender optar por um veículo híbrido ou elétrico, no futuro, sugere que a população portuguesa está mais disposta a mudar para novas tecnologias automóveis do que os italianos (78%) e espanhóis (78%), uma tendência que se torna ainda muito mais evidente na comparação com os alemães (52%).

Especificamente, os compradores portugueses parecem mais interessados em comprar um veículo elétrico (44%) do que os cidadãos de qualquer outro país da União Europeia: por exemplo, os espanhóis (34%), os italianos (27%) e, em particular, os alemães (23%) aparentemente consideram os veículos elétricos menos atrativos.

 

Veículos híbridos

No que diz respeito aos veículos híbridos, os compradores portugueses (40%), tal como os espanhóis (45%), parecem mais interessados em comprar um veículo híbrido do que os alemães (28%). Contudo, os portugueses ficam 11 pontos percentuais aquém dos italianos (51%).

De um modo geral, os compradores de automóveis na Europa tendem a preferir veículos híbridos (39%), seguindo-se os veículos a gasolina ou a gasóleo, em segundo lugar (33%) e os veículos elétricos, em terceiro (28% declara que compraria um veículo elétrico). Enquanto os chineses são os compradores de automóveis mais dispostos a adquirir um veículo elétrico (44%), os americanos optariam. em primeiro lugar, por um veículo híbrido (38%), seguido de um veículo a gasolina ou a gasóleo (33%) e só depois comprariam um veículo elétrico (29%).

Dachser DIY Logistics

Dachser lança nova solução para o sector de home improvement

vinho do Porto biológico

Vinho do Porto biológico Dalva Porto Vintage Pure 2019 chega em fevereiro