in

Portugueses admitem querer comprar produtos em segunda mão nesta Black Friday

De acordo com um estudo realizado pela Cash Converters, a maioria dos portugueses começa a ter consciência de que a Black Friday é um incentivo ao consumo compulsivo, sendo que mais de 80% admite estar a planear comprar um produto em segunda mão nesta época.

Com o objetivo de analisar o comportamento e intenção de compra dos consumidores portugueses na próxima Black Friday, o estudo da Cash Converters concluiu que mais de 90% dos inquiridos não só tem intenção de fazer compras no dia 26 de novembro, como 44% planeia gastar mais de 100 euros na data que inaugura a temporada de compras natalícias e que é sinónimo de promoções e consumo.

No entanto, quando questionados sobre os impactos negativos desta iniciativa, o estudo mostra uma maior consciencialização dos portugueses: cerca de 54% dos inquiridos acredita que a Black Friday tem consequências negativas para o meio ambiente e 61% está consciente de que, devido à super produção de novos produtos e outros fatores, as emissões de CO2 podem ser multiplicadas por seis durante este período. Cerca de 46% da amostra acredita ainda que esta data pode causar problemas de resíduos.

Paulo Freitas, portavoz da Cash Converters em Portugal, explica que “tendo em conta este cenário, o estudo prova como a compra em segunda mão começa a ser vista pelos portugueses como uma opção a considerar. Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, começamos a estar perante um consumidor mais desperto e consciente das consequências que advêm do consumo compulsivo que é promovido por iniciativas como a Black Friday. Inclusive, segundo o estudo, 77% dos portugueses indica que, nesta data, vai comprar somente o que realmente precisa. Como tal, esta é uma oportunidade para os retalhistas de produtos em segunda mão oferecerem aos consumidores a oportunidade de adotarem um estilo de consumo mais consciente e inteligente, que lhes permita poupar o ambiente e a carteira”.

 

#MovimentoConverters

Com a chegada deste período de compras, a Cash Converters, através da iniciativa #MovimentoConverters, apela ao consumo inteligente e consciente e defende que a segunda mão é a opção sustentável.

A empresa alerta que, nesta altura do ano, são feitas muito mais compras do que as necessárias e destaca os benefícios da reutilização de artigos. Estes incluem a redução da utilização de matérias-primas e energia, a par de uma melhor utilização dos recursos e um compromisso com o comércio local (através das suas mais de 70 lojas e promovendo a opção “click and collect” na sua loja online) como soluções sustentáveis.

Publicidade

Konica Minolta

Konica Minolta com novo diretor de Marketing para Portugal e Espanha

2021-11.11

Alibaba bate o seu próprio recorde no 11.11