in

Portugueses a favor da adesão da Ucrânia à União Europeia

Foto Shutterstock

A maioria dos portugueses (73%) é a favor da adesão da Ucrânia à União Europeia e 94% acredita que a União Europeia deveria desempenhar um papel mais relevante na política mundial. As conclusões são do inquérito “Voice of the People”, realizado pela Intercampus, em parceria com a Gallup International Association, que revela a opinião dos cidadãos europeus sobre a guerra na Ucrânia e o papel da União Europeia neste contexto internacional.

No geral, a opinião dos portugueses é positiva (83%) face ao papel da União Europeia enquanto instituição promotora dos valores da democracia e defensora da solidariedade e segurança internacional, mas 66% gostaria que demonstrasse um maior apoio à Ucrânia perante o conflito armado com a Rússia.

O estudo indica ainda que 83% dos portugueses é a favor da criação de um exército europeu, comum aos 27 Estados-membros, uma opinião partilhada pela maioria dos cidadãos da Polónia (80%), Bélgica (76%), Lituânia (76%), Espanha (75%) e Roménia (72%).

 

Consequências da guerra

No que diz respeito às consequências da guerra, as inquietações partilhadas pelos cidadãos europeus, no conjunto de países considerados neste estudo, traduzem-se na inflação da economia (49%), na evolução do conflito para uma guerra mundial (44%) e na possível utilização de armas nucleares por parte da Rússia (44%). É, igualmente, consensual (59%) a necessidade de redução da dependência energética da Rússia e a adoção generalizada de fontes de energia sustentáveis (91%).

Já no que concerne a crise humanitária decorrente, mais de 90% dos cidadãos europeus é a favor da integração de refugiados no seu país.

Mercadona

Mercadona abre em Guimarães a primeira das 10 lojas previstas para 2022

Marie Moleirinho

Kiabi reforça presença em território nacional com abertura da primeira loja no Algarve