in

Portugal no top 25 das marcas nacionais mais fortes do mundo

Foto Shutterstock

Portugal é a 25.ª marca mais forte, tendo subido cinco lugares face ao ano passado, segundo o relatório Brand Finance Nation Brands 2021.

Portugal pontuou 70,6 em 100 no índice de força da marca, mais 3,7 pontos em relação a 2020. Desse modo, situa-se acima da “vizinha” Espanha, que ocupa o 34.º lugar (66,2 pontos) com uma queda de nove posições face ao ano passado.

 

Suíça lidera o ranking das marcas mais fortes

O estudo sublinha que a Covid-19 afetou força de algumas marcas, mas não o seu valor. A marca nacional mais forte é a Suíça, com 83,3 pontos, uma pontuação que se manteve estável face a 2020. O mesmo não se pode dizer da Alemanha, que perdeu o primeiro lugar e caiu para a quinta posição, com 82,6 pontos.

Para além da Suíça e da Alemanha, o top 10 da força de marca é composto pelo Canadá, pelos Países Baixos, por Singapura, pela Austrália, pela Dinamarca, pela Noruega, pela Suécia e pela Nova Zelândia.

Já Reino Unido, Estados Unidos, Japão e França caíram do top 10. O Reino Unido desceu do segundo para o 14.º lugar, a França de nono para 16.º, os Estados Unidos de 4.º para 17.º e o Japão de 7.º para 15.º. Todos estes países foram afetados pela perceção de como lidaram com a pandemia de Covid-19, indica a Brand Finance.

 

39.ª marca nacional mais valiosa

Relativamente ao valor, Portugal também melhorou a sua posição e, após um aumento de 16%, para 230 mil milhões de dólares, cerca de 198,3 mil milhões de euros, entrou nas 40 marcas nacionais mais valiosas, saltando quatro lugares para o 39.º este ano.

Os Estados Unidos, apesar de terem caído em termos de força de marca, continuam a liderar a lista das marcas mais valiosas.

Segundo o relatório, as 100 marcas nacionais mais valiosas do mundo registaram um aumento de 7% no valor da marca, face a 2020, que continua, não obstante, 7% abaixo dos níveis de 2019.

Publicidade

McVities

McVities lança caixa de bolachas Victoria

Natal

Menos gastos e preços mais altos nas compras online este Natal