in

Porcelanas Costa Verde aumenta a produtividade em 52%

A Porcelanas Costa Verde conseguiu aumentar a sua produtividade em 52%, ter ganhos de qualidade de 43,5% e reduzir os custos de produção em 39,5%, através da implementação do projeto “Fully Ready Handle Machine (FRHM)”.

Este projeto teve como principal objetivo a conceção e desenvolvimento de um sistema/processo tecnológico de produção de asas por enchimento sob pressão. Trata-se de um sistema concebido de modo a possuir movimentação de abertura e fecho de moldes em resina.

O FRHM tinha como objetivos aumentar a produtividade de produção das asas em 70%, reduzir o custo por unidade de produção das asas em 64% e reduzir o retoque de asas em 47%.

Para obter os resultados pretendidos, foram implementadas várias ações, nomeadamente a aplicação da metodologia de gestão de projetos e também foi realizado o Kobetsu Kaizen – Retoque das Chávenas.

Em paralelo, foram aplicadas as ferramentas do A3 (arranque, seguimento e fecho) e desenhou-se o cronograma visual. O objetivo passava por provar que a produção de asas por injeção melhorava o índice de retoque e, para tal, foi utilizada uma máquina protótipo já existente e foram realizados vários ensaios industriais.

Com a demonstração prática dos bons resultados, o passo seguinte foi encontrar um parceiro tecnológico, a SAMA, empresa de tecnologia alemã, para a construção de uma máquina industrial. O resultado final deste projeto foi a colocação de uma nova máquina de enchimento de asas sob pressão no processo produtivo, que ficou com o nome do projeto FRHM.

Com este projeto, a Porcelanas Costa Verde ganhou uma Menção Honrosa na Categoria Excelência na Produtividade da oitava edição do Prémio Kaizen Lean.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Novo prato vegetariano cocriado com cliente disponível nos restaurantes IKEA

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins reduz lucro em 14,5% no 1.º trimestre