in

Porcelanas Costa Verde aumenta a produtividade em 52%

A Porcelanas Costa Verde conseguiu aumentar a sua produtividade em 52%, ter ganhos de qualidade de 43,5% e reduzir os custos de produção em 39,5%, através da implementação do projeto “Fully Ready Handle Machine (FRHM)”.

Este projeto teve como principal objetivo a conceção e desenvolvimento de um sistema/processo tecnológico de produção de asas por enchimento sob pressão. Trata-se de um sistema concebido de modo a possuir movimentação de abertura e fecho de moldes em resina.

O FRHM tinha como objetivos aumentar a produtividade de produção das asas em 70%, reduzir o custo por unidade de produção das asas em 64% e reduzir o retoque de asas em 47%.

Para obter os resultados pretendidos, foram implementadas várias ações, nomeadamente a aplicação da metodologia de gestão de projetos e também foi realizado o Kobetsu Kaizen – Retoque das Chávenas.

Em paralelo, foram aplicadas as ferramentas do A3 (arranque, seguimento e fecho) e desenhou-se o cronograma visual. O objetivo passava por provar que a produção de asas por injeção melhorava o índice de retoque e, para tal, foi utilizada uma máquina protótipo já existente e foram realizados vários ensaios industriais.

Com a demonstração prática dos bons resultados, o passo seguinte foi encontrar um parceiro tecnológico, a SAMA, empresa de tecnologia alemã, para a construção de uma máquina industrial. O resultado final deste projeto foi a colocação de uma nova máquina de enchimento de asas sob pressão no processo produtivo, que ficou com o nome do projeto FRHM.

Com este projeto, a Porcelanas Costa Verde ganhou uma Menção Honrosa na Categoria Excelência na Produtividade da oitava edição do Prémio Kaizen Lean.

Novo prato vegetariano cocriado com cliente disponível nos restaurantes IKEA

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins reduz lucro em 14,5% no 1.º trimestre