in

Perdas por fraude no e-commerce vão superar os 25.000 milhões de dólares

Foto Shutterstock

As perdas no comércio eletrónico devido a fraudes nos pagamentos online irão superar os 25 mil milhões de dólares, em 2024, mais 52% que atualmente.

De acordo com o estudo da Juniper Research, os comerciantes online de fora da Europa deverão adotar medidas similares à SCA, incluindo a autenticação de dois fatores, ou sofrerão níveis crescentes de fraude sofisticada. Além disso, os operadores de e-commerce deverão ter um papel mais pedagógico junto dos seus utilizadores, sobre práticas de cibersegurança, métodos comuns de fraude e mudanças no processo de pagamento para melhorar a mitigação da fraude. Isto será essencial na China, que representará 42% de todas as fraudes nos pagamentos no comércio eletrónico em 2024. “A explosão do e-commerce significa que os prevaricadores estão a evoluir as suas táticas, pelo que os comerciantes também devem evoluir. Os operadores de comércio eletrónico devem educar os seus utilizadores sobre as melhores práticas contra a fraude, já que o elemento humano é constantemente o mais vulnerável para exploração no ecossistema dos pagamentos online”, indica Nick Maynard, co-autor do estudo.

O estudo também apurou que, embora as medidas de segurança adicionais devam ser generalizadas, os negócios devem ter cuidado ao implementá-las. Deve-se minimizar o aumento da fricção na experiência de pagamento, para não enfrentar maiores taxas de abandono dos carrinhos.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

exportações

Exportações agro alimentares europeias cresceram 10% em 2019

Omnicom

Não comunicar significa perder valor da marca